Mineiros também participaram de ato no Congresso e fizeram corpo a corpo com parlamentares pelo PL 7920/14

Compartilhe

Uma dia antes do lançamento da Campanha Salarial Unificada dos Servidores Públicos Federais de 2015, a caravana de servidores mineiros, composta pelos coordenadores Daniel de Oliveira e Henrique Olegário Pacheco, juntamente com os filiados Fernando Soares Guetti, Rogério Heitor da Silveira, Marco Antônio Nogueira Júnior e Lindon Johnson Oliveira, participou, na terça-feira, 24, de manifestação dos servidores do Poder Judiciário Federal e do Ministério Público da União em defesa da aprovação dos projetos de revisão salarial dos dois segmentos: PL 7920/14 e PL 7919/14, respectivamente. Nesse ato, o coordenador do SITRAEMG Daniel de Oliveira destaca o entusiasmo e a presença maciça dos servidores e o caráter pacífico da manifestação.

DSC00278
Em faixas, os servidores evidenciam a indisposição de Dilma, Lewandowski e Janot em relação aos projeto de revisão salarial

Foi um o ato de luto pela justiça com guarda-chuvas, bateria de escola de samba, carreta, mensages telefônicas e muitas faixas. A motivação para o ato demonstra a indignação dos servidores do judiciário e MPU, que durante todo este início de ano estão cada vez mais revoltados com o reajuste dos magistrados e procuradores.

Mesmo com o clima alternando entre sol forte e pancadas de chuva, a manifestação permaneceu firme. Alguns servidores tomaram uma parte do espelho d’água do Congresso Nacional carregando as suas faixas de protesto e indignação e prontamente chegaram seguranças e muitos policiais militares, polícia federal e legislativa, impedindo que os demais manifestantes se aproximassem da entrada principal, inclusive utilizando spray de pimenta nos servidores.

Crescem cada vez mais as manifestações de impaciência com a atitude do presidente do STF, Ricardo Lewandowski, e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que fazem jogo de cena com os servidores enquanto magistrados e procuradores já garantiram seus reajustes. A Fenajufe, os sindicatos filiados e toda a categoria exigem que Lewandowski e Janot cobrem efetivamente da presidenta Dilma Rousseff que respeite os projetos de Lei 7919/14 e 7920/14, com respectivas propostas orçamentárias enviadas pelo STF e PGR, e sinalize positivamente aos deputados e senadores no sentido de aprovar o reajuste salarial dos servidores.

Os manifestantes reivindicaram a inclusão, no Anexo V da LOA, da previsão orçamentária para a reposição salarial dos servidores, garantindo a aprovação dos PLs 7919/14 e 7920/14. Eles cobram dos deputados e senadores o cumprimento da liminar proferida em outubro de 2014 pela ministra do STF, Rosa Weber, que resolveu “assegurar que as propostas orçamentárias originais encaminhadas pelo Poder Judiciário, incluído o Conselho Nacional de Justiça, pelo Ministério Público da União e pelo Conselho Nacional do Ministério Público, sejam apreciadas pelo Congresso Nacional como parte integrante do projeto de lei orçamentária anual de 2015”.

A LOA seria votada na terça, mas o relator-geral do Orçamento de 2015, senador Romero Jucá (PMDB-RR), ampliou para a próxima sexta-feira (27/02), o prazo para apresentação de emendas à proposta de lei orçamentária pelos novos parlamentares. Estas emendas, segundo a assessoria parlamentar da Fenajufe, não podem contemplar gastos com pessoal e são limitadas a 10 milhões por parlamentar. A nova data de votação ainda não está definida e os dirigentes da Fenajufe e sindicatos filiados seguem o trabalho em busca de apoio no Congresso pela inclusão dos recursos na LOA.

Corpo a corpo

Seguindo uma lista fornecida pela Fenajufe, os servidores de Minas que estavam na capital federal fizeram intenso trabalho de corpo a corpo com os parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Na Câmara, eles estiveram, entre outros, com os deputados Toninho Pinheiro, Adelmo Carneiro Leão, Bilac Pinto, Bonifácio de Andrada, Brunny e Eduardo Barbosa. No Senado Federal, conversaram com os senadores Aécio Neves, Renan Calheiros, presidente da Casa e outros. Em alguns gabinetes da Câmara e do Senado, os servidores mineiros não encontraram os parlamentares, mas foram recebidos por assessores, aos quais deixaram os pedidos de apoio à aprovação dos PLs 7920/14 e 7919/14.

Fonte: Fenajufe

Fotos do ato e do corpo a corpo com os parlamentares

20150225084435
Membros da caravana mineira durante o ato em frente ao Congresso
DSC00274
O coordenador do SITRAEMG Daniel de Oliveira (centro) com colegas sindicalistas do Sintrajufe/RS e da Fenajufe
DSC00290
Servidores mineiros: Lindon Johnson Oliveira, Hebe-Del Kader, Daniel de Oliveira e Rogério Heitor da Silveira
DSC00293
Daniel de Oliveira e Rogério Heitor da Silveira com o deputado Toninho Pinheiro (centro)
DSC00296
Rogério Heitor, Fernando Guetti, Marco Antônio Nogueira Júnior e Hebe-Del Kader
IMG-20150225-WA0005
Antônio Melquíades, do Sintrajud, e Fernando Guetti, com o senador Humberto Costa
IMG-20150225-WA0006
… com o senador Aécio Neves…
Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags