Foi realizado no último sábado, 6 de maio, em Brasília (DF), o Encontro Nacional da Fenajufe com Servidores da Justiça Eleitoral, com a participação de 14 sindicatos da base da Federação, entre os quais o SITRAEMG, representado pelos filiados Rosarlete de Assis Roedel e Dagmar de Carvalho Garcia, ambas do TRE/BH, e Alexandre Amaro de Araújo Abreu, do cartório eleitoral de Sabinópolis.
Foram debatidos os seguintes temas: rezoneamento e extinção de zonas eleitorais, ameaça de terceirização das atividades da Justiça Eleitoral. Também vieram à tona questões como horas extras e banco de horas; valorização dos técnicos, atendentes e analistas; desvio de função; precariedade das instalações dos cartórios (alguns, inclusive insalubres); recadastramento biométrico; horário flexível e jornada de trabalho.
Confira, a seguir, alguns relatos feitos pela filiada Rosarlete Roedel a respeito do evento:
- Foi proposta, e criada, uma Comissão Eleitoral Provisória para tratar de assuntos específicos da Justiça Eleitoral e representar esse segmento junto ao TSE; a comissão é composta por 5 membros, sendo um de cada região do Brasil.
- Foi eleito, como representante da Região Sudeste, o mineiro Alexandre Amaro, que trabalha em cartório e está mais ligado às questões polêmicas do rezoneamento das ZEs, já que o TSE ameaça extinguir várias (como está acontecendo com o Rio de Janeiro) e, com isso, trazer grandes prejuízos aos eleitores.
- Ficou decidido que a Fenajufe encaminhará um ofício ao TSE manifestando o posicionamento dos servidores da Justiça Eleitoral: não ao rezoneamento que extinga zonas eleitorais e, ao contrário, sim à reestruturação, como ocorre na Bahia, que não extinguiu nenhuma ZE.
- Também foi acertado um novo Encontro dos Servidores Eleitorais com a Fenajufe, em 60 dias – o próximo, com duração de dois dias, incluindo um dia útil, uma segunda-feira.
- Nesta segunda-feira, 8, será feita uma visita ao TSE, com entrega de ofício com as reivindicações, filmada e alardeada pelo país, para que o documento seja recebido e bem documentado.
- Nos próximos dias (dois meses), serão discutidas, com as direções dos sindicatos e base, as questões específicas do segmento, e eleitos representantes legais (dois de cada entidade), que poderão ser os que já foram eleitos (será referendada a escolha no próximo Encontro, mesmo porque já começaram a trabalhar), e mais um, de preferência servidor que conheça mais profundamente as peculiaridades do segmento.