A primeira reunião do Conselho Deliberativo de Entidades da Fenajufe (CDE) foi realizada de forma híbrida, na sexta-feira, 9 de dezembro, com a instalação oficial do Conselho e apresentação de seus integrantes.
O primeiro encontro também foi marcado por palestras com abordagem do tema “organização sindical”. Palestrantes e participantes debateram o momento político atual e a necessidade de manter a união construída com as entidades parceiras.
A coordenadora do Sitraemg Marisa Campos Tomaz, na condição de representante do sindicato no Conselho, participou virtualmente.
Ao dar os informes gerais da categoria, membro da Coordenação da Fenajufe reforçou a convocação de caravanas dos estados a Brasília para as atividades de mobilização desta semana, de 12 a 16 de dezembro.
Foi salientado que há a possibilidade de votar, nesse período, o PL 2441/2022, da recomposição salarial.
Porém, isto só se tornará viável se houver forte presença da categoria no Congresso, para fazer pressão sobre os deputados e senadores. Até mesmo para tentar garantir também a votação e a derrubada do Veto 51/2022, do nível superior dos técnicos judiciários.
Apresentação de pautas em aberto
Estava marcada para essa primeira reunião do CDE também a apresentação de pautas de lutas, pelos integrantes.
Como o tempo foi curto pata tanto, esse prazo foi flexibilizado e mantido em aberto.
A próxima reunião do Conselho está marcada para 18 de março de 2023.
“Nesse espaço poderemos levantar discussões a respeito de pautas e direcionamentos da Fenajufe, com direito a voz e voto”, lembra a coordenadora do Sitraemg Marisa Campos Tomaz.
“Outras pautas que considerarmos importantes e ainda não estão no foco da Federação”, frisa.
*Detalhes do Conselho*
O CDE é uma instância da Fenajufe e tem por finalidade garantir a expressão e a participação das entidades filiadas na condução política da Federação.
O objetivo final do Conselho é assegurar a funcionalidade da entidade nacional, bem como a construção e condução de seu movimento político-sindical.
Assessoria de Comunicação
SITRAEMG