Funcionalismo deve manter mobilização por salários, diz Frente em Defesa do Serviço Público

Compartilhe

Agora é o momento de reforçar a mobilização e pressionar o governo federal pela recomposição salarial de 19,99%.

Essa foi a posição de diversas entidades sindicais de servidores públicos na reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, realizada na segunda-feira (18).

O posicionamento se dá porque o governo federal, sem abrir mesa de negociação com o funcionalismo, noticiou à imprensa que irá conceder 5% de reajuste salarial aos servidores. Leia mais aqui.

Para os representantes das entidades sindicais, o governo federal soltou essa notícia para tentar desmobilizar a greve dos servidores do Banco Central e do INSS. O anúncio busca, além disso, arrefecer os ânimos de servidores de outras categorias, como os da Receita Federal que também prometem cruzar os braços.

Segundo uma análise apresentada na reunião, os servidores devem manter a mobilização porque os 5% não repõem o poder de compra do funcionalismo público. Somente entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021, a inflação acumulada é de 19,99%.

Algumas categorias amargam defasagens salariais bem mais altas, como é caso dos servidores do Poder Judiciário Federal, cujo último reajuste foi concedido em 2016. A inflação acumulada entre 2016 e 2021 foi de 48,27%

De acordo com representantes de ao menos duas categorias presentes na reunião, a mobilização vai ser intensificada. Os servidores ligados à CONDESEF farão uma jornada de lutas em Brasília entre 25 e 29 de abril. Já os servidores do Judiciário Federal vão fazer uma manifestação em frente ao Supremo Tribunal Federal, às 14h do dia 27 de abril.

No mesmo dia, começa o 11º Congrejufe (Congresso da Fenajufe), que terá como uma de seus temas centrais a recomposição salarial.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags