Governo diz à imprensa que concederá reajuste de 5% ao funcionalismo federal

Compartilhe

Na quarta-feira (13), a imprensa comercial noticiou que o governo federal deverá conceder 5% de reajuste salarial linear ao conjunto do funcionalismo público federal. Segundo o que foi noticiado, o reajuste constará nos contracheques de julho.

Oficialmente, os sindicatos e as entidades representativas dos servidores não foram informados da decisão do Planalto, o que tem sido considerado um ato de desrespeito.

Os servidores públicos federais reivindicam 19,99% de recomposição salarial. Em campanha desde janeiro, eles têm buscado abrir um canal de diálogo com o governo federal. Porém, sem sucesso até aqui.

O percentual reivindicado corresponde à inflação acumulada entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021, período do governo Bolsonaro. Os servidores reclamam, contudo, que as perdas acumuladas são muito superiores e que a inflação mensal tem corroído fortemente o poder de compra.

No caso dos servidores do Poder Judiciário, por exemplo, o último reajuste da categoria foi concedido em 2016. A inflação acumulada entre 2016 e 2021 foi de 48,27%. Leia mais.

No caso dos servidores do Banco Central, em greve desde o dia 1º de abril, as perdas acumuladas estão em 26,6%.

5% não contempla reivindicações
Em 18 janeiro, as entidades sindicais ligadas ao FONASEFE protocolaram uma pauta de reinvindicações junto ao Ministério da Economia. Além da recomposição salarial de 19,99%, as entidades reivindicavam o fim do teto de gastos e o arquivamento da PEC 32/2020, que trata da reforma administrativa.

O governo Bolsonaro, desde então, se nega a abrir negociações com as entidades representativas do funcionalismo público. O que tem levado as categorias a aumentarem a mobilização, realizando dias de paralisações e greves.

Agora, os sindicatos e as entidades de servidores terão conversas e reuniões internas para apontar os próximos passos da luta em busca da recomposição salarial.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags