O Fórum Social Temático 2012 entrou hoje em seu terceiro dia deixando muitos participantes – e mesmo oficineiros e palestrantes – confusos. Houve diversas alterações na programação e várias atividades foram trocadas de lugar, levando os interessados a caminharem um pouco mais por Porto Alegre (RS) para chegar onde queriam. Ainda assim, os participantes que circulam pela capital gaúcha continuam lotando os espaços previstos para realização das atividades do encontro, que termina dia 29.
Muitas atividades foram transferidas para as salas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e era lá que um grupo de estudantes do Ceará caminhava em busca do prédio onde seria realizada uma atividade sobre energia solar. “Podiam ter concentrado as atividades todas aqui, já que não está tendo aula”, sugeriu Amanda Feliciano, que comentou já ter participado de outras edições. Ainda assim, o grupo se disse animado com a diversidade de assuntos deste ano e pretende ir embora somente no domingo.
Dilma é esperada esta noite
Outra expectativa para a programação do FST hoje é a participação da presidente Dilma Rousseff. Na agenda, estava previsto um encontro a tarde com o governador do RS, Tarso Genro, para a assinatura de um convênio e, no início da noite, mais exatamente às 19h, a presidente é esperada no Ginásio Gigantinho para o evento “Diálogos entre Sociedade Civil e Governos”, que deve tratar de temas como a crise econômica, políticas públicas de combate à pobreza e diretrizes brasileiras para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho, no Rio de Janeiro.
Janaina Rochido – de Porto Alegre (RS)