Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Fim da taxação dos inativos é destaque na Plataforma Brasil Participativo

Entre 11 de maio e 16 de junho, a plataforma possibilitou o envio de propostas o Plano Plurianual 2024-27.
Compartilhe

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006, que prevê o fim da taxação dos (as) servidores (as) inativos, teve destaque na Plataforma Brasil Participativo, do governo federal.

Entre 11 de maio e 16 de junho, a plataforma possibilitou o envio de propostas da sociedade ao Plano Plurianual 2024-27.

Segundo o relatório, no geral, a PEC 555/06 foi a 19ª proposta mais votada. Em relação às proposições previdenciárias, a PEC foi a segunda mais votada.

Com a participação digital de 1,4 milhão pessoas, o Brasil Participativo foi a “maior experiência de participação social na internet já realizada pelo governo federal”, diz o relatório.

“A presença do fim da taxação dos inativos neste relatório demonstra importância do tema e dá mais força para a luta de todos os servidores públicos do país”, opina o coordenador do Sitraemg Alexandre Brandi.

Atuação em Brasília

Na quarta-feira, 9 de agosto, coordenadores do Sitraemg participaram do lançamento da Frente Parlamentar em defesa da Previdência Pública, na Câmara dos Deputados.

A coordenadora Joana D´arc Guimarães usou o púlpito para expor os prejuízos da Reforma da Previdência, aprovada em 2019, para o conjunto de servidores do país.

Ela destacou que a mudança nas regras atingiu os trabalhadores, sobretudo, as mulheres e trabalhadores que estavam prestes a se aposentar. Esses grupos  tiveram que pagar um pedágio maior para acessar o direito.

As mudanças foram cruéis também, ressaltou Joana D’arc,  com os servidores públicos que, quando na ativa, recolheram previdência sobre o salário que recebiam. “Hoje, aposentados, o servidor ganha valor baixo e é obrigado a contribuir com o Imposto de Renda e a recolher 14% para o INSS”, ressaltou.

A coordenadora pediu o apoio dos parlamentares para aprovação da PEC 555 que revoga a cobrança previdenciária dos servidores inativos.

Leia mais

Sitraemg defende em Brasília data-base, isenção de inativos e outras pautas

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags