Aposentadas, aposentados e pensionistas, filiadas (os) ao Sitraemg, voltaram a se reunir presencialmente, depois de mais de dois anos de isolamento social.
O reencontro aconteceu na sexta-feira, 3 de junho, na sede do Sitraemg, na retomada presencial das reuniões mensais do segmento.
No encontro, foram abordadas as medidas do governo federal que retiram direitos dos servidores, em especial dos aposentados. Os presentes foram chamados a participar das lutas da categoria e do segmento.
Os aposentados foram chamados a participar da assembleia geral extraordinária que vai deliberar sobre a proposta de greve por tempo indeterminado a partir de 15 de junho. A AGE será na quinta-feira (9), às 13h, em frente à sede do TRE-MG, Av. Prudente de Morais, 100, Belo Horizonte. Mais detalhes da assembleia, aqui.
No encontro, o coordenador geral do Sitraemg Paulo José da Silva, também aposentado, falou sobre a Jornada de Mobilização dos servidores federais. Entre de 30 de maio a 1º de junho, em Brasília, servidores de todo o país cumpriram agendas em defesa de pautas da categoria.
“O principal tema debatido foi a recomposição salarial”, disse, chamando os aposentados e pensionistas a participar das gestões com parlamentares.
Ele disse que o Supremo Tribunal Federal também dever ser pressionado a encaminhar o projeto de recomposição dos servidores do Judiciário Federal ao legislativo. Chamado que foi reforçado pela diretora de base Lúcia Bernardes.
Orquídeas
O coordenador Agnaldo Pereira de Assis Costa deu uma pequena aula sobre orquídeas e explicou que a intenção do sindicato era ter realizado uma exposição da espécie. Foram sorteadas 10 orquídeas entre os presentes.
Coral Acordos e Acordes
O Coral Acordos e Acordes apresentou cinco músicas no encontro de aposentados. Foi a primeira apresentação do grupo desde a flexibilização das medidas de restrição. Parte do repertório apresentado foi ensaiado durante os meses de isolamento social.
Jurídico
A advogada Débora Oliveira, da assessoria jurídica, deu informes sobre algumas ações em tramitação propostas pela entidade em prol dos filiados.
Ela informou que a Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ) como vencimento básico já está sendo incorporada para os filiados do TRT3 e do TRE-MG.
Igualmente, que o sindicato aguarda reunião com o desembargador do TRF1 responsável pela relatoria do mandado de segurança que pleiteia a incorporação em favor dos servidores da Justiça Federal.
Sobre o processo que trata dos 13,23%, a advogada disse que a ação foi julgada improcedente. A entidade ingressou com embargos de declaração, que foram rejeitados. Agora, aguarda o julgamento de embargos propostos pela União.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg