Em mais uma reunião dos SPFs em Minas, representantes sindicais deliberam pela construção de um ato em defesa do serviço público

Compartilhe

Pela valorização do serviço e dos trabalhadores públicos e contra os ataques do governo Dilma – ato público acontecerá dia 25

Seguindo este prisma, os representantes de entidades sindicais em Mimas Gerais seguem firmes no propósito de construção da luta unificada dos servidores públicos federais e já constroem uma mobilização para o dia 25 de março – um ATO PÚBLICO com a participação de vários segmentos do funcionalismo público. Em breve, as informações sobre local e horário da manifestação.

A deliberação foi tomada durante reunião no último dia 5, realizada na sede do Sindicato (fotos abaixo), que contou com a presença das seguintes entidades: SITRAEMG, representado por seu coordenador Célio Izidoro Rosa, e pelos filiados Gerson Appenzeler e José Francisco Rodrigues, este, representando também a Auditoria Cidadã da Dívida Pública em Minas Gerais; Ilva Maria Franca Lauria, coordenadora da Frente Mineira e ANFIP-MG; Afonso Lipório, também pela ANFIP-MG; Waldelino Lopes de Moura, pelo SINDSEP; Vera Áurea da Silva Junqueira, pela ASSIBGE, e Marina Evangelista, pelo SINDIFES.

DSC00314 DSC00317

Os informes e a releitura do calendário de lutas dos SPFs (confira no final desta matéria) abriram a reunião. As intervenções feitas pelos participantes deixaram claro que os servidores das três esferas precisam se unir para ganhar força e lutar contra um governo que só vem retirando direitos dos trabalhadores. O diretor de base do SITRAEMG, Gerson Appenzeler, apontou a dificuldade de a categoria atender aos pedidos dos sindicatos para as mobilizações em prol de uma luta maior. Ainda, questionou a “inércia dos servidores apáticos”, e que por isso, “a necessidade de um trabalho contundente dos sindicatos junto à base a fim de alcançarem seus objetivos”, pontua.

O coordenador do SITRAEMG Célio Izidoro Informou sobre sua participação na Plenária Nacional do CSP-Conlutas, realizada há cerca de uma semana, que contou com a presença de diversas entidades, como o ANDES, SINASEFE, FENAJUFE, SITRAEMG, SINDISPREV-RJ, SINTRAJUD-SP, SINDESEF-SP, SINDIJUFE-BA, SINDITEST-PR e a oposição APUB. Segundo Izidoro, depois de passados os informes gerais, feitas as discussões acerca da campanha salarial e encaminhamentos, a plenária reforçou a necessidade de impulsionar o calendário da campanha salarial na base das entidades dos servidores federais, de acordo com as deliberações da última reunião ampliada dos servidores federais (mais abaixo).

Dentre outros pontos comuns a todo o funcionalismo público, a sindicalista Ilva Franca relembrou a importância da participação dos servidores públicos federais em dois importantes eventos do MOSAP – Movimento dos servidores Públicos Aposentados e Pensionistas – a serem realizados nos próximos dias 10 e 11 de março, em Brasília (DF), onde o SITRAEMG estará presente – aguarde outras informações. São eles: reunião extraordinária, na sede do MOSAP, que pautará a preparação dos participantes da atividade do segundo dia, 11, no Encontro Nacional do Movimento Unificado dos Idosos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e do INSS (UNA-SE) e FONACATE, a ser realizado no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, pela aprovação da PEC 555/2006, PL 4434/2008 e rejeição das MP 664 e 665/2014 e a PEC 56/2014 no Senado Federal.

A sindicalista informou ainda que participou da Plenária Nacional do Sindifisco Nacional e Ato público em Brasília nos últimos dias 3 e 4, e que a categoria decidiu que a campanha salarial será feita em conjunto com a carreira do fisco, mas participará das mobilizações, atos e lutas junto com as entidades que representam os servidores públicos federais, estaduais e municipais nas lutas de interesses comuns, como a PEC-555, PEC-170, PL 4434/2008, rejeição das MP 664 e 665/2014 e a valorização dos serviços públicos e do servidor público.

Waldelino Lopes, representando o Sindsep, informou que a entidade realizará, no próximo final de semana, nos dias 14 e 15 de março, uma plenária com seus delegados, ocasião em que buscará ampliar a mobilização da categoria.

Neste encontro, ficou acertado que a próxima reunião dos representantes de SPFs será realizada no próximo dia 12, às 15h, na ANFIP (Rua Carijós, 150, 7° andar), onde serão discutidos os passos finais para a realização do ato público do dia 25.

Calendário de mobilização nacional da luta unificada

1) 06 de março – ato nacional contra a privatização da saúde e Fora EBSERH, no Rio de Janeiro -já realizado;

2) 20 de março – propor a realização de manifestações nos estados e em Brasília por ocasião da reunião como o ministro do planejamento orçamento e gestão;

3) Durante o mês de março – organizar os fóruns dos SPF nos estados para desenvolver iniciativas de mobilização e garantir a distribuição dos materiais de divulgação da campanha salarial (cartazes e jornal);

4) 07,08 e 09 de abril – Jornada Nacional de Lutas com caravanas a Brasília;

5) Propor para ANDES-SN, SINASEFE e FASUBRA a realização de uma plenária nacional da Educação Federal para avançar na campanha salarial.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags