De acordo com informações da coordenadora-geral do SITRAEMG Lúcia Maria Bernardes, presente na XII Plenária Nacional da Fenajufe, realizada no último final de semana, em São Luis/MA, foi aprovada, no último dia do evento, pelos delegados, uma resolução acerca do retorno da Fenajufe à Coordenação de Entidade dos Servidores Públicos Federais (Cnefs) com a intenção de fortalecer a unidade dos servidores federais na defesa dos seus direitos.
A coordenadora sindical informa que a Fenajufe rompeu as atividades com a Cnesf há quatro anos e acredita que esse retorno trará resultados positivos para toda a categoria. Lúcia relatou, também, que a proposta foi apresentada pelo movimento LutaFenajufe, na defesa de que a Fenajufe trabalhe sem vínculos com governos e partidos.
Segundo Lúcia, a proposta foi aceita por grande maioria dos delegados presentes, representantes de vários sindicatos do Brasil, inclusive o SITRAEMG, que, na oportunidade, a coordenadora fez uma grande defesa apoiando a volta à Cnesf. “Esse retorno conseguirá unir, ainda mais, a categoria”, disse Lúcia.
De acordo com matéria escrita pelos jornalistas Hélcio Duarte Filho (LutaFenajufe) e Juliana Silva (Sintrajud), parte do texto da resolução observa que a Coordenação (Cnesf) é hoje um dos pólos de reorganização sindical do funcionalismo: “No último período, diante do endurecimento dos ataques do governo, os trabalhadores presenciaram a atuação da Cnesf, que convocou e organizou as mobilizações dos servidores, além da realização de seminários que tratou de temas como a Negociação Coletiva e a Previdência Pública, dentre outras iniciativas”.