Depois dos senadores, luta do Fosefe contra a PEC 186/19 agora é com os deputados federais

Compartilhe

Com a aprovação da PEC 186/19 (PEC Emergencial) no Senado, em primeiro turno, ontem (quarta-feira, 3), e a votação em segundo turno prevista para esta quinta-feira (4), o trabalho de mobilização do Sitraemg e demais entidades integrantes do Fórum das Entidades do Serviço Público Federal de Juiz de Fora e Região (Fosefe) direciona-se agora aos deputados federais, onde a proposta também passará por votação em dois turnos.

Mas, ontem, ainda com a expectativa de convencer os senadores a votarem pela rejeição da PEC 186/19, as entidades conseguiram se reunir virtualmente com dois deles. Pela manhã,  com a senadora Simone Tebet (MDB/MS), a partir de solicitação feita pela coordenadora do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário em Mato Grosso do Sul (Sindjufe-MS), Márcia Valéria Ribas Pissurno. Além de Márcia, também participaram da reunião o coordenador do Sitraemg Alexandre Magnus e o presidente do Sindicato dos Servidores da 7ª Região da Justiça do Trabalho (Sindissétima/CE), Charles da Costa Bruxel.

Veja também:

A senadora sul-mato-grossense foi uma das signatárias do requerimento que havia sido  apresentado pelo colega José Serra (PSDB/SP) em defesa do desmembramento da PEC 186/19 da proposta do auxílio emergencial. Desde 2019 ela vinha se manifestando contrária à redução dos salários dos servidores, como previa o texto inicial. Na reunião de ontem, ela informou que a liderança do MDB liberou a bancada para votar como quisesse. Garantiu que ela votaria contra o ponto da proposta que previa a criação de um gatilho que permitirá o governo vedar várias despesas, como a contratação de servidores, criação de cargos, progressão na carreira e outras, sempre que as despesas obrigatórias ultrapassarem 95% do teto de gastos. Além disso, sugeriu que os servidores procurassem também dos demais colegas do MDB (além dela mais 14) e informou que seriam necessários 49 votos contrários para barrar a proposta do governo. Infelizmente, porém, na votação em plenário, à noite, ela votou favorável à PEC, contra os servidores.

Reunião com assessores do senador Carlos Viana

210303 Reunião com senadores - Cópia

O Sitraemg reivindicou reunião com os três senadores mineiros, por ofício, e-mail e telefone. Rodrigo Pacheco e Antônio Anastasia nem sequer deram respostas. O senador Carlos Viana agendou para uma reunião para ontem, à tarde, mas com seu chefe de gabinete, Flávio Lima, e o subchefe, Walter Augusto. Além dos coordenadores Paulo José da Silva, David Landau e Alexandre Magnus, o Sitraemg convidou representantes de outras entidades do Fosefe para participar do encontro. Também participaram o diretor do Sindreceita, Eduardo Schettino, o presidente do Sindissétima, Charles Bruxel, a diretora do Sindsep, Maria da Conceição dos Santos Santos, e a coordenadora do Sindjufe-MS, Márcia Pissurno

Na audiência, conduzida por Alexandre Magnus, os sindicalistas apresentaram uma ampla gama de motivos para a rejeição da PEC Emergencial.A representante do Sindjufe-MS passou aos assessores de Viana os informes a respeito da reunião realizada de manhã, com a senadora Simone Tebet. Ao final, o assessor Flávio Lima disse que o relator, senador Márcio Bittar (MDB/AC), estava, naquele momento, reunido a portas fechadas e sem contato telefônico, com representantes do governo e com líderes partidários para definir qual seria o texto a ser votado.

Sobre a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), Flávio Lima disse que ela está em fase incipiente de tramitação na Câmara, pois ainda não foi submetida, sequer, à CCJ dessa Casa. Ele estimou que essa reforma deva passar por diversas alterações até sua apreciação final. Essa também foi a posição de Walter Augusto, que afirmou: “vai demorar e vai ser desidratada”.

Na votação em primeiro turno, à noite, o senador Carlos Viana também votou “sim”, pela aprovação da proposta.

Confira AQUI as falas dos dirigentes sindicais na reunião.

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags