Denúncias contra a PEC 32 e contra os gatilhos do Arcabouço Fiscal marcam lançamento da Frente

Compartilhe

O relançamento da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público foi marcado por denúncias contra a PEC 32 e contra o Arcabouço Fiscal. O evento aconteceu na manhã de terça-feira, 13 de junho, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

e948871a-dec4-4b61-b1d9-3909d970d08d
13.06.2023 – Participantes da solenidade de relançamento da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público fazem um apelo: “PEC 32 Não!”

A valorização do funcionalismo público e dos serviços públicos foi enfatizada no evento por diferentes parlamentares presentes. A mesa também teve a presença de José Celso, representante do ministério da Gestão, Inovação e Serviço Público.

A coordenadora-geral do Sitraemg Joana Darc falou desde o púlpito e enfatizou a presença da delegação mineira, que reuniu 22 colegas. Ela denunciou a campanha pejorativa que trata os (as) servidores (as) como marajás.

f43b00ab-1498-4e75-85ad-d3f267b1d223
Servidores de todo o Brasil no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, no relançamento da Frente

“O servidor público da saúde trabalhou na pandemia da Covid-19 recebendo salário miserável, agora foi aprovado o piso da enfermagem. Também defendemos o piso dos professores.”

Ela denunciou que os (as) servidores (as) do Poder Judiciário Federal estão com os salários defasados em relação a outros segmentos do serviço público. Joana exemplificou: como os do Senado e da Câmara de Deputados.

18f70979-5341-4f5a-9ca4-afb1936327a3
A delegação de Minas e do Sitraemg, ocupando a mesa antes do início da solenidade…
de27ec3a-22d7-40d6-be8c-f96ab18f2cfd
…e no plenário, acompanhando as palestras e debates

A sindicalista enfatizou que os (as) servidores (as) estão “carregando o piano do Poder Judiciário”. “A 1ª Vara Cível de Belo Horizonte tem 70 mil processos. Como vai andar um processo da previdência social, numa vara que tem tanto processo e falta gente para trabalhar?”, questionou.

84985445-949f-4ba8-90fc-6615fd00b28f
A mesa composta por parlamentares integrantes da Frente

Democracia, direitos e retrocessos

Também do púlpito, o coordenador do Sitraemg David Landau enfatizou que a democracia no Brasil só acontece por conta dos (as) servidores (as) da Justiça Eleitoral. E completou que os direitos trabalhistas só existem porque há servidores e servidoras que garantem esses direitos.

“Se tivemos avanços para a população foi graças ao serviço público, todos os avanços foram graças à luta. O serviço público que temos hoje é fruto da luta, e temos que defender esse serviço público”, disse.

David explicou que, em Minas Gerais, nos anos 90, a Justiça Federal foi interiorizada, com a criação de subseções. Ele adicionou que após a instauração do TRF6, essa política de interiorização está sendo revertida. “A criação do TRF6 veio, mas não para melhorar os serviços da Justiça Federal. A Justiça Federal está fechando unidades do interior”, disse, em referência à extinção da Subseção de Contagem.

David destacou que, assim como com os direitos democráticos, há uma tentativa de reversão dos direitos do funcionalismo com a PEC 32, por exemplo. “É com isso que estamos lidando no Poder Judiciário, a reversão de conquistas da população e do serviço público”, concluiu.

Arcabouço fiscal e gatilhos

Aprovado pela Câmara Federal, o Arcabouço Fiscal é alvo de muitas críticas por parte das entidades representativas de servidores públicos e de parlamentares. Ao longo do ato, palavras de ordem e falas críticas a aspectos do Arcabouço foram entoadas no auditório.

A Fenjaufe distribuiu uma Nota Pública ao plenário na qual denuncia que o projeto da forma como está possui “gatilhos e amarras”. Esses “gatilhos e amarras” proíbem concursos públicos e reajustes a servidores em caso de descumprimento das metas fiscais.

Uma das ações da Frente Parlamentar será o pedido de uma audiência com senador Omar Azis (PSD-AM), relator do Arcabouço Fiscal no Senado. Durante o ato de lançamento, entidades sindicais organizaram e convocaram uma manifestação contra o Arcabouço para o começo da tarde da terça-feira, 13 de junho. A manifestação será em frente à entrada do Anexo II do Senado.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags