Na manhã da quarta-feira, 9, a caravana mineira percorreu a Câmara dos Deputados para conversar com os parlamentares a respeito do PCS. Os servidores de Minas dividiram-se em grupos e visitaram os deputados mineiros, pedindo para que apoiassem de forma oficial a agilização da tramitação do PL 6613/09. A visita colheu bons frutos, conseguindo ouvir de vários parlamentares e assessores que o projeto tem o apoio deles, o que animou a luta pela revisão salarial. Grupos de servidores também foram ao gabinete da liderança do governo, Cândido Vaccarezza (PT/SP), mas não conseguiram falar com o deputado.
Os servidores Hélio Diogo e José Francisco Rodrigues e as aposentadas Artalide Lopes e Leda da Silva Moraes, por exemplo, foram recebidos pelo Deputado Odair Cunha (PT/MG). Antes, o grupo foi até o gabinete do parlamentar, onde foi prontamente recebido pelo chefe de gabinete, Sebastião Milanez, que ouviu os servidores e adiantou que Cunha é a favor da reformulação das carreiras públicas. Pouco depois, a assessora parlamentar do deputado, Rebeca Albuquerque, recebia o grupo na Terceira Secretaria. Ela confirmou que o deputado apoia o PL 6613/09 e que tem ouvido falar bastante do projeto pelos corredores da casa, o que, segundo ela, indica que a proposta tem força.
O deputado Odair Cunha chegou pouco depois e ouviu atentamente a exposição do grupo sobre o PCS e o pedido de apoio. Ele comprometeu-se a elaborar um ofício ao ministro do STF, Cezar Peluso, dando seu apoio formal ao PL dos servidores. Além disso, o deputado elogiou a atuação do TRT mineiro e também externou seu apoio à criação de novas varas federais em Minas: “não tem condição um só TRF dar conta de praticamente metade do país”, disse Cunha.
PCS em pauta na próxima reunião da CTASP
Paralelamente, em outro prédio da Câmara, o grupo contando com os servidores Daniel de Oliveira, Aldir Pereira Mota, Vicente Alves Garcia e Kátia Ribeiro Gouveia foi ao gabinete do relator do PCS, deputado Sabino Castelo Branco (PTB/AM). O deputado não pode recebê-los, mas, por meio de seu chefe de gabinete, adiantou que tinha “boas notícias”, pouco depois confirmadas pela Fenajufe: de que já estava acordado que o PL 6613/09 seria apreciado na próxima sessão da CTASP, no dia 16 de junho (leia mais aqui).
Mais tarde, novamente reunida, a caravana de servidores mineiros trocou impressões sobre a visita aos parlamentares e avaliou como “muito boas” as conversas com deputados e assessores. A caravana está otimista de que os pedidos de apoio feito possam sensibilizar para a necessidade de aprovação do PCS antes da Copa do Mundo e do recesso parlamentar, datas “perigosas” para a tramitação do projeto.