Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Coordenadores do SITRAEMG acompanham sessão do CJF sobre novos TRFs

Compartilhe

Em primeiro plano, a partir da esquerda, o coordenador da Fenajufe e do SITRAEMG Carlos Humberto Rodrigues; o coordenador-geral do Sindicato Hebe-Del Kader Bicalho e o presidente da Assojaf-MG Welington Gonçalves (Foto cedida por Alexandre Marques)

O coordenador-geral do SITRAEMG Hebe-Del Kader Bicalho, o coordenador executivo do Sindicato e membro da diretoria da Fenajufe Carlos Humberto Rodrigues, o presidente da Assojaf-MG Welington Gonçalves e o assessor parlamentar Alexandre Marques acompanharam, na tarde desta sexta-feira, 28, em Brasília, uma sessão do Conselho da Justiça Federal.

Nesta sessão, foi aprovado o envio ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) do anteprojeto de lei com a criação dos novos Tribunais Regionais Federais – dentre eles, o TRF de Minas Gerais.

O anteprojeto e próximos passos

A emenda constitucional 73 determina a criação de tribunais em Minas Gerais, Amazonas, Paraná e Bahia. O TRF da 6ª Região terá sede em Curitiba e jurisdição nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O TRF da 7ª Região terá sede em Belo Horizonte e jurisdição em Minas Gerais. Já o TRF da 8ª Região terá sede em Salvador e jurisdição nos estados da Bahia e Sergipe, e o TRF da 9ª Região terá sede em Manaus e jurisdição nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. O texto dá prazo de seis meses para a instalação desses tribunais, a contar da promulgação da emenda constitucional.

O anteprojeto aprovado segue para análise do Pleno do Superior Tribunal de Justiça e depois será analisado pelo CNJ, que dará parecer de mérito conforme determina a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO. E, para constar no Projeto de Lei Orçamentária Anual,  a proposta tem que ser protocolada na Câmara dos Deputados até 31 de agosto.

O Presidente do CJF/STJ sinalizou que o anteprojeto será apreciado pelo STJ no inicio de agosto. Depois, a batalha será no CNJ, cujo presidente, ministro Joaquim Barbosa, tem posição contrária à criação dos novos tribunais.

Veja aqui o texto do anteprojeto de criação de novos cargos para os TRFs.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags