A coordenadora de Relações de Trabalho e Saúde do SITRAEMG, Débora Melo Mansur, está participando do Seminário “Organização e Negociação do Tempo de Trabalho” promovido pelo DIEESE em Brasília.
Os pesquisadores e estudiosos do DIEESE trazem as questões relativas à duração, distribuição e intensidade do trabalho no contexto brasileiro comparado com estudos feitos pela União Europeia. Veja o programa do evento:
Dia 8
Abertura e apresentação dos participantes;
O tempo de trabalho na sociedade atual;
As disputas em torno do tempo de trabalho na sociedade capitalista;
As dimensões do tempo de trabalho: duração, flexibilização e intensificação;
Dia 9
O tempo de trabalho no Brasil atual;
A campanha nacional pela redução da Jornada de Trabalho;
A organização do trabalho nos diferentes setores e seus impactos nas dimensões do tempo de trabalho: duração, flexibilização e intensificação;
Negociação do tempo de trabalho.
Dia 10
Simulação de negociação do tempo de trabalho;
Desafios,espaços e temas para a ação sindical;
Encerramento e avaliação.
Mulheres e o mundo do trabalho
No dia 8 de março de 1857, 300 mulheres de uma fábrica têxtil em Nova York reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas. Foram trancadas dentro da fábrica e esta foi incendiada matando-as. Em 08 de março de 1908 14 mil mulheres fizeram uma passeata em Nova York com o lema “ Pão e Rosas” pedindo também a redução da jornada de trabalho pois além do pão queriam rosas, ou seja, tempo para criarem os filhos, aproveitarem a vida, relacionarem-se. Hoje, 08 de março de 2012, a luta pela redução da jornada de trabalho em prol da qualidade de vida continua.