O coordenador-geral do SITRAEMG Hebe-Del Kader, também coordenador da Fenajufe, esteve em Brasília nesta semana e acompanhou diversas sessões de interesse dos trabalhadores do Judiciário no Congresso.
Na manhã de quarta-feira, 28, o coordenador mineiro acompanhou sessão da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público – CTASP na qual seria apreciada a PEC 330-2006, que dispõe sobre aposentadoria especial para o servidor que corra risco de vida em sua atividade. O relator da proposta é o mesmo relator do PCS, deputado Roberto Policarpo (PT-DF). Segundo Hebe, o governo fez uma manobra novamente e os deputados pediram vista ao projeto. O sindicalista cita, inclusive, o deputado mineiro Leonardo Quintão (PMDB-MG) como um dos autores do pedido de vista.
O presidente da Comissão, deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), se comprometeu a continuar o debate acerca da PEC na próxima sessão ordinária da CTASP, em 11 de abril. Quanto ao deputado Quintão, Hebe-Del afirmou já ter solicitado uma audiência com o parlamentar para tratar do referido projeto.
Outra audiência acompanhada pelo coordenador do SITRAEMG foi a leitura do relatório do PLC 02/2012, o Funpresp, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Hebe lamentou ter presenciado a união de idéias do PSDB e PT, votando juntos e a favor da aprovação do relatório. Contra o projeto, votaram apenas os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
Ao fim, como informado pelo assessor parlamentar Alexandre Marques, o relatório do senador Jose Pimentel (PT-CE) sobre o Funpresp foi aprovado e agora irá a plenário. Caso aprovado, seguirá para sanção ou não da presidenta Dilma Rousseff.