Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum em todo o mundo: 1 em cada 3 casos de câncer diagnosticados em mulheres no Brasil.
Especialistas alertam que não é possível intervir em fatores hereditários que aumentam a predisposição ao surgimento do câncer de mama. Mas há hábitos que ajudam no controle dos fatores de risco de desenvolver a doença.
Dentre as medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, especialistas destacam: Praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.
Roda de conversa
No dia 24 de outubro, terça-feira, o Sitraemg promoverá, a partir de 19 h, a Roda de Conversa – Outubro Rosa.
O encontro vai esclarecer sobre a prevenção e dar dicas protetoras para reduzir o risco de desenvolver o câncer de mama.
O debate terá a mediação da presidenta da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (Asprecam), Mônica Bessa.
A coordenadora do Sitraemg Gabriela Santos Ahnert reforça o convite para que as filiadas participem da atividade. “As rodas de conversa são um espaço valioso. Possibilitam que nós, mulheres, conversemos sobre temas que afetam diretamente a nossa vida e o nosso trabalho”, acredita.
A atividade será presencial – na sede do Sitraemg – em BH, e também on-line. Para participar, basta se inscrever pelo e-mail andrea@sitraemg.org.br, até o dia 23 de outubro, segunda-feira, 14 horas.
(Com informações da Escola de Medicina da PUCRS e Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva)
Leia mais
Sitraemg convida para Roda de Conversa sobre prevenção do câncer de mama
Assessoria de Comunicação
Sitraemg