Com a realização de ato público em frente ao TRE, SITRAEMG cumpre agenda nacional de mobilização

Compartilhe

Seguindo o calendário nacional de mobilização em defesa do serviço público, definido na Plenária dos servidores públicos federais, realizada no início deste ano, o SITRAEMG realizou, na tarde desta quinta-feira, mais um ato público; desta vez, em frente ao prédio do TRE (Prudente de Morais, 100), conforme agendado. Ontem, dia 8, a mesma atividade foi realizada em frente ao prédio da Justiça Federal (confira aqui), e, no dia 25 de março, em frente ao prédio do TRT (relembre aqui).

As manifestações dos servidores do Judiciário Federal em Minas, assim como todo o conjunto de servidores públicos federais vem cobrar do governo melhores condições de trabalho, além de denunciar o verdadeiro desmonte do serviço público. Na pauta de reivindicação dos servidores, a valorização do serviço público; pela aprovação da PEC 555/2006 (fim da cobrança previdenciária dos aposentados e pensionistas); pela derrubada do PL 4330/04 (que permite a ampliação da terceirização), aprovado ontem, dia 8, pelo Plenário da Câmara (leia mais aqui); pela data-base e, no caso do Judiciário Federal, uma luta específica que é pela aprovação do PL 7920/14 (revisão salarial). Os servidores deste Poder encontram-se há quase uma década sem reajuste.

IMG_6170
Fotos: Generosa Gonçalves

 

Indignado e chamando todos os servidores da Justiça Eleitoral a se unirem em prol do reajuste salarial, Célio Izidoro (foto acima), coordenador do SITRAEMG, lamentou as ações injustas do governo e cúpula do Judiciário ao aumentarem apenas seus subsídios e auxílio-moradia, deixando a ver navios, os servidores. “É retirando dos nossos bolsos, como no caso dos Quintos, deixando de valorizar a categoria, além da exigência do cumprimento de metas, que a cúpula do Judiciário aumenta seus vencimentos”, criticou o sindicalista, convocando os colegas para prepararem a ofensiva, destacando que o projeto de revisão salarial dos servidores só avançará a partir de muita pressão. “Temos que nos organizar e nos prepararmos para uma grande greve geral”, pontuou Izidoro.

 IMG_6172

Igor Yagelovic (foto acima), coordenador geral do Sindicato, reforçou a convocação do colega Célio e disse que a categoria só vencerá a luta pela revisão salarial, a partir de muita disposição e união. Em sua avaliação, apenas uma greve geral será capaz de conter a intransigência do governo e a ausência de autonomia do presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, em conceder o reajuste.

O sindicalista informou, ainda, sobre a notícia veiculada ontem de que os senadores estão instruídos a não aprovarem nenhum projeto que gere custos aos cofres da União. “Temos que destruir os obstáculos frente ao PL 7920 e matar um leão por dia”, finalizou Yagelovic, lembrando que o referido projeto, aprovado na semana passada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, aguarda, agora, o prazo de mais duas sessões ordinárias do plenário para apresentação de recurso. Havendo recurso, a matéria terá que ser votada em plenário. Não havendo, seguirá direto para o Senado.

Finalizando o ato público, o coordenador sindical falou sobre a reunião ampliada da Fenajufe agendada para este final de semana, em Brasília (DF), onde serão discutidos os próximos passos da luta da categoria, com possibilidade de deliberação por uma greve geral. Os coordenadores gerais do SITRAEMG Alexandre Magnus e Igor Yagelovic estarão presentes.

Sobre o Congresso do SITRAEMG, a realizar-se nos dias 24, 25 e 26 de abril, em Juiz de Fora, Izidoro reforçou o convite aos servidores do TRE, lembrando-lhes que o prazo para inscrição encerra-se amanhã, 10/04. “Que saiamos deste Congresso armados e preparados para uma grande greve geral”, finalizou Izidoro.

Os coordenadores Sandro Pacheco, Dirceu José dos Santos e Daniel de Oliveira também participaram da manifestação desta tarde.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags