Esta quarta-feira (12) será um dia inteiro de atividades de mobilização dos servidores públicos na Câmara dos Deputados, contra a pauta do governo de desmonte do serviço público e retirada de direitos dos servidores. Todas serão concentradas no Auditório Nereu Ramos, sob a liderança dos integrantes da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, com a presença de delegações de todos os estados e do Distrito Federal enviadas por entidades apoiadoras.
- Clique na imagem abaixo para assistir, ao vivo:
O SITRAEMG, que uma dessas entidades, está lá representado por uma caravana composta pelos seguintes servidores (caravana do SITRAEMG, na foto acima): coordenadores Carlos Humberto Rodrigues, Paulo José da Silva, Adriana Maria de Souza Mesquita e Elimara Cardoso Bernardes Gaia; conselheiros fiscais Paula Drumond Meniconi e Lindon Johnson Antônio de Oliveira; e os também filiados Marco Antônio Paiva Nogueira Júnior, Laurita Gonçalves Pinto, Jordana Márcia Neves, Eva do Nascimento Silva, Luciana Tavares de Paula, Flotilde Conceição Lage, Lourivaldo Antônio Duarte, Sander Pereira Soares e Antônio Oliveira Campos. Também está presente o assessor parlamentar do SITRAEMG, Alexandre Marques.
De acordo com a programação da Frente, depois do acesso dos servidores, a partir das 8 horas da manhã, haverá um Ato Político pela Valorização do Serviço Público no Brasil, preenchendo todo o período matutino. Na parte da tarde, até as 18 horas, os participantes acompanharão o seminário “Reforma Administrativa – Desmonte do Estado como Projeto”, com várias palestras, seguidas de debates.
Todas essas atividades, que integram o calendário de mobilizações que culminará na greve geral, em 18 de março, tem como alvo o Plano Mais Brasil, através do qual o governo pretende aprovar as PECs 186/2019, 187/2019, que preveem uma série de mudanças nos serviços e fundos públicos, visando à adequação dos gastos públicos às determinações da Emenda Constitucional 95 (congelou o orçamento por 20 anos), para desviar o dinheiro do Estado para pagamento dos juros da inesgotável dívida pública e, por tabela, encher os bolsos dos banqueiros. Essas PECs já tramitam no Senado. E o governo deve enviar, nos próximos dias, sua proposta para a Reforma Administrativa que deverá praticamente acabar com os direitos dos servidores.
Programação de hoje no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados
8h – Acesso
Ato Político pela Valorização do Serviço Público no Brasil
Com a presença dos coordenadores da Frente, das Centrais Sindicais, parlamentares
Seminário: Reforma Administrativa – Desmonte do Estado como Projeto
Palestras:
14h – Mitos e verdades sobre o Funcionalismo Público – Félix Lopes (sociólogo)
15h – A privatização das Finanças Públicas no Brasil – José Celso Cardoso Jr. (economista)
16h – Privatizações e Desnacionalização da Economia Brasileira – Paulo Kliass (economista)
17h – Debate
18h – Encerramento