Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Assembleia Setorial do TRE reafirma a importância das caravanas e de manutenção da greve

Compartilhe

Mais de 100 servidores se reuniram no auditório do TRE (Av. Prudente de Morais, 320), nesta quinta-feira, às 13 horas, para realização da assembleia setorial dos servidores da justiça eleitoral.

IMG_3954

O coordenador do SITRAEMG, Sandro Pacheco abriu a assembleia falando sobre o cancelamento da caravana marcada para o dia 15, devido ao não adiantamento da sessão do Congresso Nacional. Sandro lembrou que a caravana do dia 22, continua marcada e com inscrições abertas. O coordenador, contudo, também fez um apelo aos servidores que se inscreverem para não faltar na caravana, e em caso de imprevistos que avisem o sindicato com antecedência para evitar gastos desnecessários.

IMG_3938

Sandro também informou sobre o trabalho parlamentar que o Sindicato tem feito para que o PL 2648/15 não entre em votação. Segundo ele, o SITRAEMG e a Fejufe estiveram no gabinete do deputado Vladimir Costa, que é o relator do projeto, para pedir que ele não seja colocado em pauta antes da votação do Veto 26.

IMG_3940

Por último, o coordenador falou da campanha de filiação ao sindicato, que já superou a marca recorde de mais de 4.800 filiados, e ressaltou a necessidade de chegar aos 5 mil pra conseguir mais dois sindicalistas liberados. Sandro conclamou uma salva de palmas paras as duas novas filiações que chegaram durante a assembleia.

IMG_3950

Após a fala de Sando, a coordenadora Vilma fez um panorama sobre as negociações das condições da greve com o TRE. Segundo ela, a posição na justiça eleitoral é privilegiada, pois tanto o ex-presidente, Desembargador Geraldo Augusto Almeida, e o atual presidente, Desembargador Paulo Cézar Dias, tem apoiado de forma solidária a greve e imposto poucas restrições a ela. Segundo a coordenadora, a posição de ambos é de apoio e de diálogo permanente entre a administração e o Sindicato.

IMG_3955

Após a fala dos coordenadores, Daniel Hilário também passou informes jurídicos sobre as recentes vitórias do SITRAEMG, como a conquista dos 14,23% na Justiça Militar (clique AQUI), e a não cobrança do auxílio creche (clique AQUI).

IMG_3937

A assembleia foi marcada por falas motivacionais e muito otimismo. Os servidores a todo o momento relembraram a importância da continuidade da greve e destacaram as caravanas a Brasília como uma importante ferramenta de luta.

O espaço aberto para a fala de todos os participantes serviu para troca de experiências. Os servidores relembraram os estados que, mesmo estando muito mais distantes, não deixaram de enviar caravanas e ressaltaram que Minas Gerais tem dado o exemplo pela quantidade de servidores que tem levado a Brasília.

IMG_3941

Além disso, os servidores falaram sobre como a greve tem servido pra gerar um sentimento de unidade e fraternidade entre os servidores, e que as caravanas estreitam ainda mais esses laços, “Quem não participa da luta não sabe o valor que ela tem”, disse o servidor João Elias. A servidora Laine, também fez uma fala convidando os colegas que ainda não participaram das caravanas a participar “não podemos deixar o medo e cansaço nos abater. Quantas vezes tivemos palestras para estreitar laços e humanizar o nosso trabalho no tribunal… Palestrantes que cobram 30 mil reais, e que não mudavam nada, tudo ficava igual. Mas aí veio a greve, e a gente passou a entender, finalmente, o que é humanizar as relações de trabalho e reconhecer o talento do outro”. Os servidores lembraram que, mesmo parecendo penoso, ir a Brasília não é nenhum sacrifício, e além da luta é uma boa oportunidade pra fazer novos amigos.

IMG_3956

O servidor Nestor Santiago e o Coordenador Geral Igor Yagelovik também falaram sobre o panorama geral no congresso, e afirmaram que o governo está temendo muito a derrota nesses momentos de crise. Igor também ressaltou que o papel de Minas Gerais nessa reta final é decisivo, pois é um dos poucos sindicatos do país que ainda tem dinheiro para levar muitas caravanas a Brasília.

IMG_3952

Além de falar da caravana, surgiram propostas para que, os servidores que não possam ir a Brasília, que participem da campanha de doação ao SITRAEMG, e que fortaleçam os apagões nos tribunais. Ainda foi sugerido, para os servidores que ficarem em Belo Horizonte, que visitem os Aeroportos para fazer um último corpo-a-corpo com os parlamentares.

Após o fim da reunião, cerca de 20 servidores se inscreveram para a caravana do dia 22, motivados pelos depoimentos dos colegas que, em grande parte, já estavam inscritos.

IMG_3936

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags