Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Artistas manifestam apoio à luta dos servidores pela recomposição salarial

Compartilhe

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonsefe) gravou um vídeo com a manifestação de apoio de vários artistas à luta dos servidores pela recomposição salarial.

Atores, atrizes e diretores consagrados na televisão e no teatro, DJS, MCs e músicos participam da peça.

Eles explicam o apoio aos servidores, denunciando que os salários do funcionalismo estão defasados há cinco anos. Alguns destacam a importância do serviço público durante a pandemia.

“Eles lutaram e lutam contra a pandemia, desafiando, inclusive, os desmandos do governo Bolsonaro”, frisa a atriz Inez Viana.

“Povo sem direito à educação pública, à saúde e à assistência social é um povo abandonado à própria sorte”, completa Julia Lemmertz.

Outros depoimentos ressaltam que o congelamento faz parte do projeto do governo de desmonte dos serviços públicos. A musicista Doralyce pontua que “primeiro, eles congelaram os investimentos para sucatear os serviços públicos”. “E desmontar os serviços públicos é fechar as portas para quem mais precisa”, adverte o ator Emílio de Mello.

“Eu apoio a luta dos servidores públicos. Eu defendo o serviço público”, conclui Paulo Betti.

Confira o vídeo:

Percentual apenas para amenizar os estragos da inflação

O conjunto do funcionalismo público federal pleiteia uma recomposição de 19,99%. O percentual se refere à inflação acumulada no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021.

No Judiciário Federal, no entanto, o último reajuste ocorreu ainda em 2016, e até o final de 2021, as perdas acumuladas já somavam 48,27%.

O governo resiste a negociar a pauta de reivindicações protocolada em 18 de janeiro deste ano. Além da recomposição salarial, são reivindicados a revogação da Emenda 95, do “teto de gastos”, e o arquivamento da PEC 32/20, da Reforma Administrativa.

Em 13 de abril, a imprensa noticiou que o Executivo concederia um reajuste de apenas 5% para os servidores federais dos Três Poderes. Essa proposta, porém, não foi formalizada pelo Palácio do Planalto nem discutida com as entidades representativas das categorias.

Diante disso, funcionalismo decidiu intensificar as mobilizações. Estão programadas várias atividades em Brasília, entre os dias 26 e 28. O Sitraemg estará presente no ato de quarta-feira (27), às 14h, em frente ao Supremo Tribunal Federal: pela recomposição salarial, pelo NS dos técnicos judiciários e pelo reajuste da indenização de transporte dos oficiais de justiça.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags