Conforme já amplamente informado, os servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais, em assembleia geral extraordinária (AGE) realizada pelo SITRAEMG no dia 15 de fevereiro, em Belo Horizonte, aprovaram a adesão da categoria à greve nacional do convocada pelas centrais sindicais e referendada pela “reunião ampliadinha” da Fenajufe do dia 7 de dezembro último, para o dia 18 de março, contra a aprovação das PECs 186, 187 e 188, de 2019, do famigerado Plano Mais Brasil, que já tramitam no Congresso Nacional; a Reforma Administrativa, que o governo deve apresentar ao Legislativo nos próximos dias; ou quaisquer políticas que caminhem no sentido do desmonte do serviço público, da perseguição aos servidores e do abandono de toda a classe trabalhadora.
Já tomando as medidas exigidas pela lei de greve, visando garantir a tranquilidade para os servidores, o Sindicato protocolou no dia 20 de fevereiro, no TRT, TRE e Foro da Justiça Federal, ofícios direcionados às respectivas administrações comunicando a deliberação da categoria, pedindo “compreensão e solidariedade aos servidores que aderirem à greve, bem como a concessão de abono, sem compensação de horas e ou quaisquer descontos ou prejuízos àqueles que lutam pela preservação de seus direitos”. À Justiça Militar, em Juiz de Fora, o ofício foi remetido pelos Correios e via e-mail.
Também seguindo o que determina a legislação, o Sindicato providenciou a publicação de edital de aviso da greve à população em jornal de grande circulação no estado.
O ideal é que, caso haja algum questionamento de representantes das administrações quanto à legitimidade do movimento, os servidores em greve apresentem às respectivas chefias cópias dos documentos supracitados.
Confira, abaixo:
- Arquivo com cópias dos ofícios protocolados no TRT, TRE, Justiça Federal, com o mesmo conteúdo do que foi enviado à Auditoria da 4ª Circunscrição da Justiça Militar, de Juiz de Fora.
- Teor do edital de aviso da greve à população
Orientações específicas aos servidores
Participação na greve e das atividades de mobilização
- Todos os servidores do Judiciário Federal estão, portanto, convocados para a Greve Geral.
- Os servidores de Belo Horizonte e Região Metropolitana – se puderem, evidentemente – estão convocados para o ato público ou outro tipo de manifestação que houver em Belo Horizonte no dia da Greve Geral (aguardem novas informações).
- Para os servidores de Belo Horizonte que estiverem em greve, o SITRAEMG disponibilizará listas de presença no ato público ou outro tipo de manifestação que houver em Belo Horizonte no dia da Greve Geral (aguardem novas informações).
- A orientação aos servidores do interior é para que se unam aos colegas das unidades locais do Judiciário Federal e participem das atividades unificadas de mobilização de todos os trabalhadores, do serviço público e da iniciativa privada, que estiverem programadas para as respectivas cidades. E, para que o movimento tenha ampla publicidade, favor enviarem ao SITRAEMG (e-mail comunicacao@sitraemg.org.br) fotos e informações da mobilização. O Sindicato orienta também a organizarem listas de presença por unidades de cada Tribunal – uma lista para servidores do TRT, outra para servidores da Justiça Eleitoral, outra para servidores da Justiça Federal e outra para servidores da Justiça Militar (veja o MODELO) – e enviarem-nas posteriormente ao Sindicato.
- O SITRAEMG, através de sua Assessoria Jurídica, estará a postos para orientação sobre os imprevistos que surgirem durante a greve. Qualquer dúvida, basta ligar para a sede do Sindicato. Informações sobre “direito de greve” podem ser acessadas nesta Cartilha da Greve.
Materiais da campanha do SITRAEMG contra a pauta do governo de desmonte do serviço público e para a mobilização
O SITRAEMG também instrui os servidores do interior a confeccionarem faixas e cartazes de mobilização contra as reformas do governo que visam acabar com os serviços públicos e os direitos dos servidores e de toda a classe trabalhadora da iniciativa privada. Para terem as despesas ressarcidas, é só enviar posteriormente as notas ao Sindicato. Estão disponíveis, ainda, mensagens que podem ser disparadas nas respectivas redes sociais dos servidores.
– Sugestão de modelos de faixas (melhor fazer manuscritas, em tecido)
– Sugestão de modelo de cartazes (melhor fazer manuscritas, em papel cartolina)
– Sugestões de mensagens para você refletir e enviar para outros servidores públicos
- Os estragos da Reforma Administrativa
- Na ponta da língua 1
- Na ponta da língua 2
- Na ponta da língua 3
- Na ponta da língua 4
- Na ponta da língua 5
– Sugestão de mensagens para os servidores dispararem para a população por suas redes sociais
Vídeo SITRAEMG/Frente Parlamentar Mista do Serviço Público (espalhe pelas redes sociais)
Para se informar sobre as PECs do governo