O SITRAEMG, representado pelo coordenador geral Célio Izidoro, participou de uma reunião unificada com a presença de entidades dos movimentos popular, negro, de mulheres, sindicais e centrais, no dia 26/11 (segunda-feira), às 14 horas, na sede da Central Sindical e Popular (CSP Conlutas-MG), em Belo Horizonte. O objetivo do encontro foi dar sequência nas lutas contra a retirada de direitos da população e dos trabalhadores.
A reunião contou com um debate de conjuntura e, em seguida, a plenária aprovou a criação do Fórum de Luta, onde foi constituída uma comissão que ficará responsável por realizar um encontro ou seminário com as diversas entidades e movimentos da sociedade com o intuito de preparar as lutas.
De acordo com o coordenador Célio Izidoro, as mobilizações e iniciativas serão necessárias pelas análises do debate de conjuntura. “A comissão da reunião, antes de agendar um encontro ou seminário, convocará uma nova plenária unificada para que as entidades possam pensar em um calendário para a realização dos eventos. O ideal é que esse encontro aconteça o quanto antes”, disse.
O coordenador destacou também que é indispensável preparar os dirigentes dos movimentos organizados da sociedade para dialogar com suas bases sobre a política do atual governo: retirada de direitos como a lei da terceirização, que precariza o mundo do trabalho, e a Reforma Trabalhista, que começa a refletir nas negociações e a qualquer momento terão novos desfechos, principalmente com a anunciada carteira verde amarela, que disputará com a CLT as mudanças do mundo do trabalho. “Além disso, entender a crise do capital, a composição do congresso e a formação do novo governo são necessidades que requerem melhor preparação dos representantes dos trabalhadores”, ressaltou.