O SITRAEMG comemorou o Dia do Servidor, neste ano, de uma forma bastante inusitada. Para reforçar ainda mais a Campanha de Valorização do Servidor, que foi iniciada em junho último e tem por objetivo resgatar a autoestima da categoria, diante de tantas perdas (e ameaças de) vividas nos últimos governos, o Sindicato brindou sua base com a promoção de um “Encontro de talentos musicais da categoria”, realizado na noite dessa sexta-feira (9 de novembro), no espaço Villa Albertini, em Belo Horizonte.
O tempo chuvoso não facilitou para que os quase dois mil servidores inscritos comparecessem. Mas centenas deles que puderam estar presentes deixaram a chuva do lado de fora e curtiram a valer o encontro e as atrações musicais, do princípio ao fim. E que talentos musicais! A começar pela abertura das atividades, pouco depois das 19 horas, com a brilhante apresentação do Coral do SITRAEMG “Acordos e Acordes”, sob a regência do maestro Felipe Magalhães, tendo ao piano Dênis Falcheto e, entre os coralistas, a coordenadora do Sindicato Artalide Alves Lopes, desfilando canções da música popular brasileira.
Depois de breve fala de saudação do coordenador do Sindicato Nestor Santiago, que liderou a equipe responsável pela organização do evento festivo, iniciaram-se as apresentações dos servidores-talentos que se estenderam até depois da meia-noite, exibindo atrações de diversos ritmos e estilos – samba, samba-canção, reggae, soul, rock e outros.
As canções executadas (entre parênteses, os nomes dos servidores-cantores): “Garota de Ipanema” (Thales e Rafaela, do TRT); “Wave”, “Samba de verão” e “Mistério” (Diza, do TRE; e Mundinho, do TRT); “A dois passos do paraíso” (Elô e Chris, da Justiça Federal); “Garganta” e “Por enquanto” (Elô, da JF); “Noite do prazer” (Flávio e Rogério, do TRT); “Lenha” (Daniel Toffani, da JF; Hilton, do TRE; e Rafaela, do TRT); “Conto de Fraldas” (Daniel Toffani, da JF; Rogério e Jordana, do TRT); “Ai que saudade d’Ocê” (Chris, da JF); “Pintura íntima” (Chris, da JF); “The logical song” (Chris, da JF; Rogério e Flávio, do TRT); “Quem sabe isso quer dizer amor” (Jordana, do TRT); “Linger” (Jordana, do TRT); “Adivinha o quê”, “Beth Balanço” e “Ska” (Rogério e Flávio, do TRT); “Azul da cor do mar” e “Nós dois” (Hilton, do TRE); “Na rua, na chuva, na fazenda” (Hilton, do TRE; e Chris e Elô, da JF); “Asa branca” (Daniel Toffani, da JF; Hilton, do TRE, e Rafaela, do TRT); “Gostava tanto de você” e “Do leme ao pontal” (Todos); “Taj Mahal”, “Fio Maravilha”, “País tropical” e “Spyro Gyro” (Daniel Toffani, da JF, e meninas); “Stand by me”, “Cocaine”, “Help”, “Que país é esse?” e “Guns n’roses” (Autoridades Coatoras). Teve ainda músicas instrumentais (só violão, com Tales e Mundinho, do TRT; só saxofone (Flávio, do TRT); chorinho e sambinha (Tales, do TRT, e filho do servidor Willen, do TRT). Atrações à parte foram a banda que acabou se formando para as apresentações de diversos cantores e cantoras, e a apresentação final de outra banda (Autoridades Coatoras), que arrebentou no final.
Outros encontros de talentos virão
A responsável pela abertura do evento foi a funcionária Andrea Amaral, que em nome do SITRAEMG saudou todos os presentes, explicando que o objetivo do encontro foi homenagear todos os servidores do PJU. Fez uma saudação especial aos servidores do TRE, pelo brilhante trabalho que realizaram durante o período eleitoral, apesar dos ataques sofridos pela Justiça Eleitoral, com as suspeitas levantadas acerca da segurança da urna eletrônica, e do uso de “fake News”, que dificultou e conturbou bastante o processo eleitoral.
Depois da apresentação do Coral do SITRAEMG “Acordos e Acordes”, o coordenador do Sindicato Nestor Santiago também fez uso da palavra. Ele ressaltou a satisfação do Sindicato em abrir oportunidade para exposição dos talentos musicais da categoria e salientou que há muitos talentos artísticos entre os servidores também em outras artes e na literatura, adiantando que é intenção do Sindicato prestigiar também os colegas dessas modalidades. “Hoje nos estamos falando de musica. Amanhã nos vamos apresentar os nossos poetas, escritores, nossos artistas plásticos”, detalhou. Ele também agradeceu o maestro Felipe Magalhães, pelo brilhantismo com que conduz o coral do SITRAEMG, lembrando que o espaço está aberto para mais filiados que queiram integrar o grupo.
O maestro Felipe agradeceu o SITRAEMG pelo apoio ao coral, reforçou que o grupo está à disposição para receber novos integrantes e fez um apelo aos servidores ainda não filiados que se filiem, não só para participar do coral, mas também, e principalmente, para fortalecerem o Sindicato e as lutas da categoria.
Brindes
Ao final do encontro, foram sorteados diversos brindes aos servidores presentes, doados pela Coopjus e vários parceiros do Sindicato no setor de convênios.