Na noite dessa quinta-feira, 18/10, o SITRAEMG, por meio do seu Núcleo de Mulheres, realizou uma roda de conversa sobre o câncer de mama, na sede do Sindicato. Representando a entidade, estiveram presentes na ocasião o coordenador geral Célio Izidoro, os coordenadores executivos Elimara Gaia, Hélio Ferreira Diogo e Adriana Mesquita. O evento contou com a participação da vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Annamaria Massahud Rodrigues dos Santos, que é médica mastologista da Santa Casa e do IPSEMG, e mestre em Ciências da Saúde.
Annamaria Massahud destacou em sua palestra que as mulheres, a partir dos 40 anos, têm maior chance de desenvolver o câncer de mama. “Alguns fatores de risco não são possíveis de mudar como a idade, menstruar cedo, menopausa tardia, história familiar e não amentar, mas podemos diminuir a chance de ter a doença com medidas que depende da pessoa, evitando: a obesidade e sobrepeso, alimentação irregular, má qualidade de vida e bebida alcoólica. É fundamental prevenir cuidando da saúde. Fazer caminhada de 30 minutos, todos os dias, reduz a chance de ter a doença em 20%”, ressaltou.
A mastologista alertou também que é preciso se observar e se tocar para perceber os sinais da doença como: caroço (nódulo) no seio, alteração no contorno da mama, alteração da pele, perda de sangue pelo mamilo e nódulo duro na axila. No caso do surgimento desses sinais, é indicado marcar uma consulta com mastologista o quanto antes.
A servidora aposentada da Justiça Federal Maria do Carmo Catalano já abraçava a prevenção ao câncer de mama desde 2001, através do projeto Mamaamiga. Em 2010, descobriu que estava com a doença e hoje está curada. “O susto foi grande, mas sempre tive o pensamento positivo. Isso me ajudou muito a vencer a doença”, disse. Atualmente, Maria do Carmo faz parte do Grupo Pérolas de Minas, criado por mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama, apoiando e conscientizando sobre a prevenção, e do projeto de luta contra a doença do Hospital Alberto Cavalcanti.
Cuide-se e previna-se contra o câncer de mama fazendo o autoexame mensalmente. Veja as instruções da ASPRECAM (Associação de Prevenção do Câncer da Mulher) e da Campanha Mamaamiga por meio deste link.
No encontro, a coordenadora Adriana Mesquita, realizou o sorteio de seis mamografias e do livro “Mochila de perguntas – Informações sobre o câncer ao alcance dos pequenos e dos grandes”, da Raquel Simplício Netto Bittencourt, para as servidoras.
Para a coordenadora Elimara Gaia, o evento foi essencial para passar as orientações sobre o câncer de mama e ressaltar a importância da prevenção. “Essa foi a primeira iniciativa do Núcleo de Mulheres do PJU em Minas, e teremos diversas outras oportunidades para discutirmos assuntos relacionados as mulheres”, destacou.
O evento contou também com a apresentação do Coral do SITRAEMG “Acordos e Acordes”, que fez uma homenagem para as mulheres presentes com a música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.
Confira o vídeo da Roda de Conversa na íntegra através deste link.