Hoje tem debate sobre a PBH Ativos S/A em Belo Horizonte

Compartilhe

Nesta quarta-feira (13/09), às 21 horas, vai haver um “Aulão público sobre a PBH Ativos S/A”, no espaço Multimídia 4 do Instituto Izabela Hendrix (Rua da Bahia, 2.020, bairro de Lourdes, Belo Horizonte).  A iniciativa faz parte da programação da Semana de Arquitetura e Urbanismo (SAU) da instituição e terá como debatedores Eulália Alvarenga, Tiago Canettieri e Sirlei Sá Moura, integrantes do Núcleo Mineiro da Auditoria Cidadã da Dívida.

A palestra será aberta ao público. Vale a pena participar.

PHB Ativos: endivida o município de BH para favorecer especuladores

A PBH Ativos é uma empresa criada pela prefeitura de Belo Horizonte para gerir obras de infraestrutura, Parcerias Público-Privadas (PPPs), administração patrimonial e captação de ativos financeiros. A empresa, de direito privado, foi criada durante a gestão do ex-prefeito Márcio Lacerda. Como tem explicado a auditora fiscal e coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli, em suas palestras sobre dívida pública, como isso, o município de Belo Horizonte assumiu uma obrigação de R$ 880 milhões, sujeita a atualização pelo IPCA e disfarçada de “debênture subordinada”, com a expectativa de receber apenas R$ 200 milhões, e somente quando forem vendidas as debêntures sênior. E a prefeitura ainda doa imóveis públicos para a PBH Ativos S/A. Para Fatorelli, trata-se de uma forma explícita de endividamento e transferência de recursos públicos para os especuladores. Apesar do lobby e pressão do ex-prefeito e beneficiários para garantir a manutenção da PBH Ativos, há uma CPI em curso na Câmara Municipal da capital com o objetivo de elucidar essa negociata e, se possível, extinguir a empresa ilegalmente criada.

Além de apoiar e divulgar as palestras da coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida que abordam também essa questão, o SITRAEMG, através do coordenador Henrique Olegário Pacheco, que também estará presente no debate da noite de hoje, vem acompanhado de perto a CPI da PBH Ativos, na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags