A caravana de servidores do PJU de Minas organizada pelo SITRAEMG que está em Brasília (DF) para acompanhar a sessão do plenário do Senado, prevista para as 14 horas e para a qual está pautada a PEC 55/16 (ex-PEC 241/16, do congelamento de gastos), se dividiu em grupos no período da manhã, com cada um deles defendendo um tipo diferente de mobilização.
O grupo formado pelo coordenador do Sindicato Henrique Olegário Pacheco e os filiados Eliana Leocádia (presidente do Conselho Fiscal do Sindicato), Hélder Amorim e Lúcia Bernardes participaram do Seminário Nacional da Unificação das Lutas dos Trabalhadores da Ativa e dos Aposentados, promovido pelo Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), no auditório Petrônio Portella, e da reunião da Comissão de Gorvernança e Transparência que discutiu “swap cambial”.
Já o coordenador geral Alexandre Magnus esteve em gabinetes de vários senadores, conseguindo conversando pessoalmente com o senador Roberto Requião (PMDB/PR) e com assessores dos senadores Paulo Rocha (PT/BA), Fátima Bezerra (PT/RN) e Lídice da Mata (PSB/BA), pedindo-lhes o voto pela rejeição da PEC 55/16.
O também coordenador Célio Izidoro e o assessor político Efraim Moura ficam do lado de fora do Senado, dialogando com delegações que chegaram de outros estados.
Os filiados Fernando Neves Oliveira, Sebastião Edmar Silva, Hilton Cesar Campos Aragão, Iara do Carmo Oliveira Guimarães e Alexandre Brandi Harry também se articulam na mobilização.