O Sisejufe (Sindicato dos Servidores das Justiças Federais do Estado do Rio de Janeiro) decidiu em Assembleia Geral sobre a desfiliação à CUT (Central Única dos Trabalhadores), nesta quarta-feira (14/09). Com 637 votos a favor, e 190 contra, a proposta foi deliberada do sindicato à Central. A votação foi contabilizada e registrada em atas, para o somatório geral de votos.
A AGE aconteceu depois de muita pressão da base para a desfiliação. Foram convocados para participar da assembleia, servidores filiados das varas federais, do trabalho, e das zonas eleitorais de todo o estado do Rio de Janeiro. Só este ano, o Sisejufe promoveu, entre os dias 23 de agosto e o dia 5 de setembro, 25 assembleias setoriais sobre a desfiliação à CUT, sendo cinco delas na capital.
O SITRAEMG foi um dos primeiros Sindicatos a se desvincular da CUT, em 2008. Decisão que foi seguida por vários sindicatos estaduais e posteriormente pela própria Fenajufe, que teve sua desfiliação da CUT aprovada no 8º Congrejufe, realizado em Minas, em 2013. A atual diretoria do SITRAEMG teve participação fundamental na saída desfiliação do Sindicato e da Federação à Central Única dos Trabalhadores.