Nesse último final de semana (17/09), finalizando visitas do projeto Pé na Estrada no sudoeste de Minas, o SITRAEMG, através dos coordenadores Célio Izidoro, Dirceu dos Santos, Igor Yagelovic e Vilma Lourenço, participou de uma roda de conversa no auditório do hotel de da Cidade de Passos.
A atividade, que contou com a presença de servidores de Passos e Pratápolis, foi sobre as reformas trabalhistas e da previdência, propostas pelo governo Michel Temer. A atividade foi coordenada pela sociologa Ana Paula, responsável de formação do Instituto Latino Americano de Estudos Socio-Esconomicos (ILAESE). Ana Paula abordou o papel cumprido pelo governo e pela mídia em propagandear um déficit da previdência que não corresponde com a realidade. Ela também abordado os projetos preliminares anunciado pelo governo para a reforma trabalhista, como o “negociado sobre o legislado”, a limitação do direito de greve, a flexibilização da CLT e outros ataques que vem sendo aplicados perenemente pelos governos no varejo.
O evento terminou com a sensação de quero mais, pois os presentes sentirão à necessidade de aprofundar o debate e difundir os temas em seus locais de trabalho, conscientizando os seus colegas sobre o mito do déficit previdenciário e organizando ações de luta. Assim, os servidores saíram com o compromisso de organizar a mobilização em seus locais de trabalho com o fortalecimento das diretorias de base.