BRASÍLIA – 25/03/08 – A partir desta terça-feira [25], a Esplanada dos Ministérios começa a ser palco de manifestações que vão até amanhã [26] com o objetivo de chamar a atenção do governo para as reivindicações de diversas categorias. Segundo informações da Condsef [Confederação Nacional dos Servidores Federais], desde as 9 horas de hoje, servidores da Fundação Nacional de Saúde [Funasa] estão reunidos em frente ao Ministério da Saúde. Os funcionários farão vigília na expectativa de serem recebidos pelo ministro da Saúde, José Temporão. A categoria luta pela solução de impasses que comprometem diretamente atividades de combate a endemias como dengue e febre amarela.
Já na quarta [26], em frente à Catedral Metropolitana de Brasília, a partir das 9 horas, a Condsef espera caravana de diversos Estados. A entidade organiza uma marcha nacional que tem como uma de suas bandeiras a luta pelo cumprimento integral de acordos e compromissos firmados pelo governo. Além disso, os servidores devem pressionar para que os reajustes já negociados sejam enviados ao Congresso por Medida Provisória [MP] e não via Projeto de Lei [PL].
A Condsef informa, também, que muitas negociações de setores de sua base ainda estão em andamento e a entidade luta para que esses servidores também tenham garantidos reajustes com impacto já em 2008.
A Central Única dos Trabalhadores e outras entidades representativas do setor público também participarão do Dia Nacional de Lutas, marcada para esta quarta-feira [26]. Os servidores vão cobrar ainda a definição de Diretrizes de Plano de Carreira e abertura de um canal de debates para melhorar os auxílios-alimentação, creche e planos de saúde.
Também estará na pauta de reivindicações dos atos a aprovação das convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho, que estão no Congresso Nacional para serem ratificadas.
Fenajufe orienta que sindicatos enviem representantes para ato unificado
Mesmo com a realização da XIV Plenária Nacional, de 28 a 30 de março, em Recife, a Fenajufe orienta que os sindicatos enviem delegações para participar da marcha dos servidores públicos federais no dia 26 de março. O objetivo é garantir a presença, na manifestação unificada, de representantes do Judiciário Federal e MPU que não estarão na Plenária, em Recife.
Os sindicatos também devem divulgar, na base, os atos em Brasília e participar das mobilizações com os demais setores do funcionalismo federal que serão realizadas nos Estados. Em anexo ao Informa 10, a Fenajufe encaminhou a arte do Dia Nacional de Lutas, convocado e organizado pelas entidades da Cnesf, da Bancada Sindical e pela CUT nacional.
Fonte: Fenajufe, com informações da Condsef