Votação do Veto 26/15 é adiada, mas com a sensação de que a mobilização pela derrubada do veto junto aos parlamentares está muito bem alicerçada e pavimentada

Compartilhe

Câmara

“Respeito, respeito, respeito…” ou “Justiça, justiça, justiça…” ou “Dignidade, dignidade, dignidade…”. Com tais palavras de ordem, os servidores do Judiciário Federal presentes nas galerias do plenário da Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira, 2, manifestaram a estupefação e a indignação diante de mais uma manobra arquitetada pelo governo ao conseguir impedir o quórum necessário à votação dos vetos pautados para a sessão do Congresso Nacional. A pressão dos deputados e senadores da oposição sugeriu uma sensação de que o incansável trabalho de mobilização da categoria conseguiu convencer a maioria dos parlamentares quanto à legitimidade do pleito (derrubada do veto 26, ao PLC 28/15), já que os servidores estão perto de completar uma década de defasagem salarial, e que não há aceitação por parte dos servidores do projeto recém-apresentado pelo STF, em substituição ao PLC 28/15, . Por isso, das galerias, ouviu-se em alto e bom som: “Podem adiar. Nós vamos derrubar”.

Vários parlamentares haviam ocupado a tribuna para defender a continuação da sessão e, principalmente, a derrubada do veto 26/15. E ao termino da votação os mais exaltados eram os deputados Domingos Sávio (PSDB-MG) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). Em entrevista à imprensa, ambos fizeram um desabafo com sérias críticas ao governo e ao próprio Legislativo. “Estamos diante de um golpe”, resumiu o deputado mineiro. Assista aqui, o vídeo da entrevista com o deputado Domingos Sávio.

Chegou a ser tentado um contato com o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB/AL), para que ele determinasse o reinício da sessão. Sem êxito. Acabou sendo mantida a palavra do deputado Waldir Maranhão (PP/MA), vice-presidente da Câmara, que presidiu os trabalhos de hoje: a sessão foi mesmo “cancelada”. Agora é aguardar a próxima.

Aguardem mais informações e fotos.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags