Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Governo defende Jogos Olímpicos de 2016 no Rio

Compartilhe

Pequim (China) – A estratégia do governo brasileiro para levar os Jogos Olímpicos de 2016 para o Rio de Janeiro será mostrar o legado que o evento deixará para a cidade. De acordo com o ministro do Esporte, Orlando Silva, já foi criado um grupo de trabalho para planejar essa estrutura e apresentar à comunidade desportiva internacional.

“Temos que valorizar o que fica para o país de infra-estrutura, a importância para a juventude, a importância para o esporte”, ponderou o ministro em entrevista coletiva à imprensa, nesta sexta-feira (8), em Pequim. “O que vai ficar para a cidade pode ser o diferencial do Rio de Janeiro, porque Chicago, Madri e Tóquio são cidades prontas”.

Sobre o impacto dos Jogos Panamericanos no Rio de Janeiro, o ministro reconheceu que o legado poderia ter sido maior com melhor planejamento, mas citou melhorias. “O Rio de Janeiro se transformou numa capital olímpica. Nenhuma cidade brasileira possui o padrão de instalações que tem o Rio de Janeiro, o Maracanã, o Maracanazinho, o Engenhão, o Parque Aquático, o velódromo, que é o único da América Latina com padrão olímpico, as instalações de tiro, de hipismo”, enumerou. “Poderíamos ter tido mais legados, mas [esses] foram os legados possíveis”.

Para o ministro, Rio tem chances reais de ser escolhido como sede dos Jogos de 2016 e diz que o otimismo se baseia em encontros que o governo brasileiro teve, em Pequim, com mais de 50 membros do Comitê Olímpico Internacional. “Percebemos um entusiasmo da comunidade internacional com a possibilidade de o Brasil ser sede. Não é fácil, mas estamos na disputa”.

Orlando Silva revelou outra estratégia brasileira: como se trata de uma eleição em vários turnos, o governo pretende trabalhar para que o Rio seja a segunda opção de voto da maioria dos 115 integrantes do Comitê Olímpico Internacional, que escolherão, em outubro do ano que vem, a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. “Isso pode ser decisivo no turno final”.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags