Servidores fazem ato em frente ao Planejamento

Compartilhe

Servidores públicos federais de várias categorias realizaram na manhã desta quinta-feira [16] um ato público em frente ao Bloco C do Ministério do Planejamento, em Brasília. A manifestação, que reuniu aproximadamente 200 pessoas, é parte da Jornada da Semana Anti-Imperialista, promovida pela Cnesf [Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais] e que acontece desde a segunda-feira [13] e vai até o sábado, 18 de outubro. Os coordenadores da Fenajufe Saulo Arcangeli, Lúcia Bernardes, Cláudio Klein e Roniel Andrade participaram do ato, acompanhados de dirigentes de outras entidades nacionais dos servidores federais.

Segundo Saulo Arcangeli, o objetivo da manifestação em frente ao Ministério do Planejamento foi reforçar a cobrança para que o governo federal reabra as negociações com as entidades da Cnesf em torno das diversas reivindicações dos servidores. “Viemos aqui também para reafirmar que não vamos pagar com a crise do capitalismo, já que o ministro Paulo Bernardo disse ontem [15] que o governo pretende escalonar os reajustes dos servidores federais e suspender as nomeações e concursos públicos”, ressaltou Saulo.

Além do ato público, os dirigentes sindicais também participaram de audiência com o assessor da Casa Civil, Marcos Lima, oportunidade em que entregaram a pauta de reivindicações da Cnesf. O mesmo documento foi protocolado no Ministério do Planejamento.

Na tarde desta quinta-feira, às 14h30, os representantes da Cnesf terão audiência com a ministra Ellen Gracie, relatora da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2135, que trata das fundações estatais de direito privado. De acordo com Saulo Arcangeli, na audiência eles pedirão que a ministra coloque o processo em votação, antes que o Projeto de Lei Complementar [PLP] 92/07, do Executivo, seja apreciado pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Para encerrar a semana de lutas a Cnesf realizará na sexta-feira, 17 de outubro, a Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais, às 10h, no Auditório do Centro de Ensino Maria Auxiliadora – Cema [S.H.I.G.S, Quadra 702, Conjunto “C”, Asa Sul]. A plenária reunirá servidores de várias categorias do funcionalismo público federal e terá a seguinte pauta: Informes das entidades; reestruturação da Cnesf e plano de lutas. Os coordenadores Saulo Arcangeli, Rogério Fagundes e Roniel Andrade serão os delegados da Fenajufe à Plenária da Cnesf.

A Jornada Anti-Imperialista tem os seguintes eixos: Contra a destruição dos sindicatos e a criminalização dos movimentos sindicais e sociais; contra a inflação, em favor do aumento geral dos salários; abaixo as reformas constitucionais que retiram direitos dos trabalhadores; em defesa do serviço público, contra a privatização; e imediata retirada das tropas brasileiras do Haiti.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags