O presidente da Comissão do Trabalho e da Previdência da Assembleia Legislativa, deputado Betão (PT-MG), foi o entrevistado do programa A Voz do Servidor, apresentado na última quinta-feira, dia 17/11, pelos coordenadores Carlos Cabeça e Joana D’arc Guimarães.
O parlamentar relatou a batalha do Legislativo em torno de temas relevantes como a operação empreendida pelo governo Romeu Zema para a privatização da Copasa, as ameaças que rondam Cemig, Codemig, hospitais e rodovias do Estado, diante da sanha privatista do governador.
Betão criticou o esforço do governador para alterar a Constituição Estadual e tirar o referendo que tornava obrigatória a consulta à população sobre a venda da Copasa. “Para Zema essa consulta era um entrave para a entrega da estatal e o impacto da privatização da Copasa, infelizmente, deve ser enorme. Prova disso é que, em mais de 50 países, as companhias de água estão sendo reestatizadas em função da piora dos serviços e aumento das tarifas”, alertou.
A coordenadora Joana D’arc Guimarães manifestou o apoio do Sitraemg à luta de entidades e população em defesa da Copasa como empresa pública.
Combate ao trabalho escravo em Minas Gerais
Betão relatou o trabalho da Comissão em que atua no combate ao trabalho análogo à escravidão. “Em pleno século 21, temos trabalhadores – a maioria negros, destaco aqui – trabalhando em condições muito semelhantes à escravidão, principalmente nas lavouras de café, cana de açúcar, carvoarias e construção de civil, o que faz de Minas o estado com maior percentual de mão de obra nesta condição”, explicou.
Conexões muito suspeitas
Na sessão Bola-dentro Bola-fora, o filiado e servidor do TRT3, Rubens Goyatá, reforçou os alertas sobre o perigo das privatizações impostas pelo governo Zema. Ele também chamou a atenção para a grave conexão entre o dono do Banco Master, preso pela Polícia Federal, Daniel Vorcaro, e políticos da extrema-direita, organizações religiosas e o comando do PCC.
O Programa também mostrou avanços na luta dos trabalhadores. Joana D’arc Guimarães destacou a importância da aprovação do PL 4750/2025, da recomposição salarial dos servidores do Judiciário Federal, e o PL 3084/2025, do Adicional de Qualificação, pelo Senado, esta semana. “Depois de muita luta, estamos conseguindo o reajuste no salário dos servidores que carregam piano, no Judiciário, e mantêm a justiça funcionando merecem valorização”, avaliou.
Acompanhe o programa
O programa A Voz do Servidor vai ao ar toda quinta-feira, 17 h, pela Rádio Autêntica Favela, que pode ser sintonizada na frequência 106,7 FM.
Para ouvir no celular, pelo aplicativo da emissora que pode ser baixado por aqui. E, ainda pela internet, neste link: https://tudoradio.com/player/radio/711-autentica-favela-fm
Assessoria de Comunicação
Sitraemg


