Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sindicato realiza lançamento de cartilha com presença de ministra

Publicação “Reparações: uma ideia cujo tempo já chegou!”  foi lançada com a presença da ministra de Direitos Humanos e Cidadania e já é considerada um marco na luta pela justiça racial o Brasil
Compartilhe

O Sitraemg segue atuando para a construção de redes de solidariedade e de transformação por meio da cultura e de parcerias.

Na sexta-feira (18/O7), o sindicato promoveu, em parceria com o Movimento Negro Unificado de Minas Gerais (MNU), o lançamento da cartilha “Reparações: uma ideia cujo tempo já chegou!”, da cientista política e ativista Diva Moreira.

Com o espaço Baticum lotado de lideranças do movimento negro, político e religioso, foi realizado o debate sobre a urgência da reparação e da justiça racial, com a presença da ministra de Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo.

O coordenador do Sitraemg Carlos Cabeça, a ministra Macaé Evaristo e a coordenadora Alessandra Matias Barbosa

Macaé destacou a importância da iniciativa de Diva, do Sitraemg e do MNU, num momento de tentativa de rearticulação do colonialismo dos que se dizem “donos do mundo” e que escravizaram negras e negros, por mais de 300 anos, no Brasil e na África.

“É muito importante insistirmos no debate sobre as reparações, memória e justiça de transição, pensando este momento histórico de abuso e enfrentamento  das instituições democráticas no Brasil,” afirmou a ministra.

“Estou certa de que estamos prestes a construir o segundo maior movimento social da história – depois da abolição – que é a luta que promoverá a reparação histórica de direitos dos negros e negras”, afirmou  Diva Moreira.

O Sitraemg foi representado pelos coordenadores Carlos Cabeça, Alessandra Matias Barbosa e Fernando Neves e pela filiada Marisa Tomaz, que também é do Coletivo de Pretas e Pretos da Fenajufe. O evento contou também com a presença de diversos filiados.

(Da esq. pra dir.) Fernando Neves (coord. Sitraemg), Célio Izidoro (filiado), Diva Moreira, Alessandra Matias Barbosa (coordª. Sitraemg), Vicente Mota e José Francisco (filiado)

A Guarda de Congo e Moçambique São Bartolomeu de Nossa Senhora do Rosário, patrimônio cultural e religioso do bairro Concórdia, realizou um cortejo de abertura, que emocionou todos os presentes.

O MNU foi representado pelos advogados e ativistas José Carlos de Souza e Simone Esterlina.

Julho das pretas

A cartilha “Reparações” é parte de décadas de dedicação de Diva Moreira à luta por justiça racial e ao resgate da história e da dignidade do povo negro no Brasil e seu lançamento integrou a agenda do Julho das Pretas, numa agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil.

A autora está finalizando mais um livro “Reparações – um projeto de Brasil”, que trata de forma aprofundada as questões presentes na cartilha.

 

Assessoria de Comunicação 

Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags