Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sitraemg apresenta denúncia ao MPF sobre a sobrecarga de trabalho dos oficiais de justiça do TRT3

Sindicato denuncia impacto da falta de nomeações na saúde e no trabalho dos servidores
Compartilhe

O Sitraemg protocolou, no dia 26 de março de 2025, uma denúncia no Ministério Público Federal (MPF) relatando a situação crítica dos oficiais de justiça vinculados ao Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3). Os servidores enfrentam uma sobrecarga de trabalho que afeta diretamente a saúde física e mental, tornando urgente a adoção de medidas efetivas para recomposição do quadro de pessoal.

Desde a homologação do concurso, em 10 de fevereiro de 2023, apenas 15 oficiais de justiça foram nomeados, um número insuficiente para suprir o déficit de servidores no cargo. O Sitraemg já havia solicitado, em caráter de urgência, a nomeação de candidatos aprovados, por meio de ofícios enviados ao TRT mineiro. Além disso, protocolou pedidos de providências no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para ampliar as autorizações de provimento do cargo, mas os pedidos foram julgados improcedentes.

No entanto, o CSJT sugeriu ao TRT3 que analisasse a necessidade de novas convocações e solicitasse diretamente ao Conselho autorização para nomeações, uma vez que apenas o Tribunal Regional tem a legitimidade para fazer essa requisição. Entretanto, até o momento, o TRT3 não adotou medidas efetivas para agilizar o preenchimento das vagas.

Para a advogada Débora Oliveira, do escritório Cassel Ruzzarin Advogados, “a sobrecarga de trabalho imposta aos Oficiais de Justiça do TRT3 não apenas compromete a eficiência e a celeridade da prestação jurisdicional, mas também representa um risco concreto à saúde desses servidores”.

A coordenadora do Sitraemg, Elimara Cardoso, também reforçou a preocupação do sindicato com a situação dos Oficiais de Justiça. “Estamos assistindo a um cenário preocupante, no qual os servidores estão sendo sobrecarregados e enfrentando sérios impactos em sua saúde. O sindicato não medirá esforços para continuar pressionando as autoridades para garantir que a recomposição do quadro de pessoal seja tratada com a urgência que a situação exige”, afirmou.

Protocolo Eletrônico gerado: PR-MG-00031480/2025

* com informações da Assessoria Jurídica do Sitraemg

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags