Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Comunicação: participantes do 2º Seminário de Imprensa Sindical se solidarizam com diretores do Sindicato dos Jornalistas do RJ por ataques sofridos

Compartilhe

Leia, abaixo, moção de apoio (pleito deliberado durante o Seminário – mais informações sobre o evento aqui) confeccionada pelo Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora.

Para você entender melhor o caso, estão disponíveis, ao término do texto, links de matérias  sobre o tema.   

Moção de apoio ao Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro

Os participantes do 2º Seminário Unificado de Imprensa Sindical, realizado de 6 a 8 de agosto, em Florianópolis, Santa Catarina, que teve como tema “A Democratização da Comunicação e a luta contra a Criminalização dos Movimentos Sociais”, vem a público se solidarizar com os companheiros do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio, que sofreram ataques e ameaças de destituição da direção.

O episódio que desencadeou os ataques à direção diz respeito à entrevista coletiva realizada na sede do sindicato, no dia 25 de julho, com parentes dos manifestantes perseguidos e presos no Rio. A coletiva com a imprensa local foi organizada pela Justiça Global e pelo Grupo Tortura Nunca Mais.

Durante a coletiva, ativistas presentes criticaram de forma dura os jornalistas. Não somos a favor de nenhum tipo de violência contra os jornalistas, que também são trabalhadores, porém não achamos que a crítica seja motivo pra destituir uma diretoria combativa. Inclusive a própria presidente do Sindicato interveio e defendeu os profissionais de imprensa presentes.

O Sindicato do Rio também atuou na defesa dos jornalistas à época das manifestações, exigindo proteção e segurança para os profissionais.

O clima tenso entre movimentos sociais, ativistas, sociedade e mídia se intensifica a cada dia, como mostraram, por exemplo, as manifestações de junho de 2013, quando a mídia foi alvo de críticas nas ruas de todo o País. Um alerta para as empresas de comunicação de que a sociedade civil organizada e a população em geral não estão tão contentes assim com os serviços do sistema comunicacional brasileiro. Porém, jornalistas são trabalhadores e devem também se enxergar como tal quando cobrem as lutas nas ruas.

Nada justifica a violência contra os trabalhadores de ambos os lados, que fique explícito. Porém, não se pode usar o ocorrido no dia da entrevista coletiva no Rio para se atacar uma diretoria sindical.

Por isso, reiteramos nosso total apoio à direção do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro.

Em defesa da classe trabalhadora como um todo, é por isso que lutamos!

Da Carta Capital, “O ataque ao Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro e os riscos à liberdade de expressão”

Do blog Pedlowski, “Jornalistas do Rio em crise”

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags