A diretoria do Sindicato havia convocado uma assembleia geral especial para este sábado, 19 de julho, com a finalidade de eleger o quinto membro do Conselho Fiscal da entidade, “em decorrência da vacância, oriunda da renúncia tácita prevista no Artigo 39, Item 1, do Estatuto do SITRAEMG, referendada em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 7 (sete) de junho de 2014”. De acordo com o edital de convocação (leia-o aqui), essa assembleia teria início imediatamente ao término da AGE (assembleia geral extraordinária) convocada para o mesmo dia, cuja primeira chamada estava prevista para as 8h30 e a segunda para as 9h (leia aqui a matéria sobre a AGE).
A assembleia geral especial teria a seguinte pauta: 1 – Informes,2 – Inscrição de candidatos, 3 – Eleição de um (01) candidato,4 – Apuração, 5 – Homologação e posse. Ocorre que o estatuto do SITRAEMG requer, para deliberações como essa, um quórum qualificado de 3% do número total de filiados. Ou seja: deveriam estar presentes pelo menos 128 filiados. Como havia somente 50, o coordenador João Baptista Sellera Bárbaro, que presidiria a assembleia, tendo ao lado na mesa o coordenador geral Alexandre Magnus, anunciou que a mesma não se realizaria, por falta de quórum. Ficou então adiada a eleição do quinto membro do Conselho Fiscal para o qual foram eleitos, em 14 de maio último, os seguintes membros: Eliana Leocádia Borges (JF), Hélio Canguçu de Souza (TRT), Alexandre Brandi Harry (TRE) e Ciro Bastos dos Anjos (TRE).
Sellera comunicou aos presentes que a diretoria submeterá a questão à assessoria jurídica do Sindicato, para que seja avaliada uma forma de definir essa pendência. Aberto espaço para manifestação dos presentes, o coordenador Célio Izidoro, único a falar, fez um apelo aos colegas presentes e a todos os demais filiados para que reflitam sobre a possibilidade de, havendo a possibilidade de quórum para essa questão, submetê-la à apreciação e decisão do Conselho Deliberativo do Sindicato, que é composto pela Diretoria Executiva e os Diretores de Base.