Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Advogado da Assessoria Jurídica fala sobre a atuação do SITRAEMG sobre enquadramento da Lei 12.774 (veja tabela)

Compartilhe

Por Jean P. Ruzzarinadvogado da Cassel & Ruzzarin Advogados

A publicação da Portaria Conjunta nº 1, em 23 de maio de 2013, que regulamentou as alterações feitas pela Lei 12.774/2012 na Lei 11.416/2006, na tentativa de resolver a supressão de dois padrões do desenvolvimento nas carreiras ocorrida pela Lei 12.774, ao cuidar da progressão funcional e promoção (Seção III), estabeleceu algumas regras que contrariam o interesse dos servidores e violam disposição do plano de carreira.

O erro da regulamentação reside no retardamento da movimentação funcional dos ocupantes dos níveis A1 e A2 na data da publicação da Lei 12.774, pois fixou o dia 31 de dezembro de 2012 como o novo início do interstício para contagem de nova progressão destes servidores, mantendo-se os períodos de progressão dos antigos A3 em diante inalterados. Ao equiparar o interstício do A1 com o A2, a regulamentação desconsiderou um ano de tempo de serviço que os diferencia. A “solução” – além de ferir o artigo 9º da Lei 11.416, que estabelece interstício de um ano, não mais – vai de encontro à jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, que assevera a necessidade de ser respeitado o tempo de serviço em eventuais reenquadramentos funcionais dos servidores (Superior Tribunal de Justiça, AgRg no RMS 36979/GO, Rel. Ministro Humberto Martins, 2ª Turma, DJe 30/05/2012).

Ainda antes de ser expedida a regulamentação, a Cassel & Ruzzarin Advogados expediu nota técnica e atuou em favor do SITRAEMG mediante requerimentos junto à Administração Judiciária, buscando sensibilizá-la para que a regulamentação preservasse os direitos dos servidores, o que seria alcançado com a concessão de dois padrões de imediato, preservando-se as proporções gerais do regime instituído pela redação original da Lei 11.416/2006, conforme intencionou a Lei 12.774/2012, e evitando-se a violação da isonomia e a desconsideração dos efeitos da antiguidade na carreira.

Depois da regulamentação, Cassel & Ruzzarin Advogados opinou pela inconveniência jurídica e estratégica do uso da via judicial ou do Conselho Nacional de Justiça, e recomendamos ao Sitraemg insistir perante o Supremo Tribunal Federal, pela via administrativa, mediante ingresso como interessado, para adoção da solução idêntica à preconizada pelo escritório no processo que lá tramita, iniciado pelo Sindjus-DF (PA nº 351154/2013), obtendo-se a modificação da Portaria Conjunta nº 1.

Acontecimentos recentes demonstram a utilidade do uso da via administrativa para a correção do enquadramento.

Em 21 de maio de 2013, o Conselho Nacional do Ministério Público, ao apreciar requerimento similar de seus servidores, expediu acórdão que admite a tese levantada nos requerimentos que o Sitraemg apresentou para os servidores do Poder Judiciário da União. Note-se que os servidores do Ministério Público da União estão submetidos às Leis 11.415/2006 e 12.773/2012, que materialmente não diferem da legislação aplicável aos servidores do Poder Judiciário quanto à movimentação funcional.

E esse importante precedente foi utilizado recentemente pelo Sinasempu nos autos do PCA 785/2013-43, que contou com o auxílio do escritório Cassel & Ruzzarin Advogados e, com isso, conseguiu reverter no CNMP o enquadramento funcional dos servidores do MPU feitos pela Portaria PGR 285/2013, que trazia o mesmo prejuízo da Portaria Conjunta nº 1.

Na prática, tanto os servidores do CNMP quanto os do MPU serão erguidos em dois padrões funcionais acima, conforme a tese que Cassel & Ruzzarin Advogados levantou em favor do SITRAEMG em todas as intervenções administrativas.

Esses episódios reforçam a adequação da via administrativa para resolver o problema do enquadramento dos servidores do Judiciário e, além disso, potencializam as chances de êxito perante a Administração do Supremo Tribunal Federal.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags