Agrotóxicos: tema abordado em reunião de aposentados e pensionistas

Compartilhe

Foi realizada hoje, 24, na sede do SITRAEMG, a tradicional reunião mensal dos aposentados e pensionistas filiados à entidade.  O evento contou com a palestra de Frei Gilvander Luiz Moreira, assessor da Comissão Pastoral da Terra, com o seguinte tema: “Luta contra os agrotóxicos, por alimentação saudável, é questão de justiça”. Os agrotóxicos, como se sabe, são ameaças cotidianas e de todos os momentos à vida das pessoas, pois, infelizmente, são utilizados em larga escala na produção agrícola.

Os coordenadores sindicais Lúcia Maria Bernardes de Freitas, Artalide Lopes Cunha, Adriana Corrêa Valentino e Carlos Humberto Rodrigues estiveram presentes à reunião e passaram os últimos informes aos colegas presentes.

Ao iniciar a palestra, Frei Gilvander disse que a luta contra os agrotóxicos e pela produção de alimentos para uma “alimentação saudável”, é questão de justiça. “Desde 2009, o Brasil se tornou o campeão na importação e consumo de agrotóxicos, e esta situação vem se tornando um drama”, disse o palestrante informando que vários estudos mostram a íntima conexão entre o uso exagerado de agrotóxicos e a incidência de várias doenças, entre elas, o câncer.

Segundo o palestrante, infelizmente, a produção de alimentos hoje está atrelada com a política econômica, capitaneada pelo agronegócio, onde o principal objetivo  é o lucro, e não a produção de alimentos de boa qualidade.  “Quanto maior for a produção de alimentos numa extensão de terra menor, mais se aumenta a quantidade de produtos e diminui a qualidade destes”, criticou Gilvander, dizendo que isto é insustentável. Frente à essa situação, Gilvander disse que o leva a desconfiar da existência de uma “macabra aliança”, não admitida publicamente, entre os grandes empresários do agronegócio e a indústria farmacêutica,  ou seja, adoecer o povo, para que mais pessoas recorram ao mercado  farmácias; o que vai contra os direitos  humanos e à Constituição Federal. “Precisamos hoje, reforçar a luta pela produção de alimentos saudáveis, na linha da agroecologia,  passando pelo ajuda da sociedade, e cobrar o apoio dos nossos governantes”, destacou o palestrante, lembrando que muitos agrotóxicos utilizados no Brasil, são proibidos em outros países, como os da Europa, no Japão e Estados Unidos.

Como de praxe, ao término da palestra, os presentes participaram do lanche de confraternização em homenagem aos aniversariantes do mês.

 

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags