Servidor da Justiça Federal convida para Exposição na Biblioteca Pública de BH

Compartilhe

Wendell Leal, servidor da 30ª Vara Federal de Belo Horizonte, convida todos os colegas do Judiciário Federal, seus familiares e amigos para apreciarem a Exposição Coletiva Transitório e Permanente, de Samir Lucas e Wendell Leal. Os trabalhos serão exibidos na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte, a partir do dia 2 de abril, às 20h.

Sobre os artistas

Os dois artistas se conheceram durante um curso de pintura em 2011, quando Wendell foi aluno de Samir. Wendell, graduado em direito, já havia frequentado cursos com artistas experientes, entre eles Alan Fontes, Laura Belém e Marcelino Peixoto, tendo se formado também em Arte e Contemporaneidade pela Escola Guignard. Samir com uma exposição individual no currículo, é graduado em artes plásticas e desde 2010 ministra cursos de pintura e desenho no Centro de Extensão da Escola de Belas Artes da UFMG. Findado o curso onde se conheceram, no ano seguinte os dois artistas passaram a frequentar um atelier no bairro São Francisco, onde a prática da pintura acompanhada de longos diálogos pôde resultar nesse projeto.

Sobre os trabalhos

Wendell mostrará pinturas em acrílica, trabalhadas a partir de imagens fotográficas que o artista capturava enquanto turista estrangeiro ou como um diletante pela própria cidade, retratando a paisagem, a arquitetura e pessoas anônimas. Samir trará gravuras digitais em pequenos formatos, realizadas a partir da manipulação digital de histórias em quadrinhos, e aquarelas, também em pequenos formatos, de paisagens imaginárias nos mesmos traços estilizados. Samir apaga dos quadrinhos seus personagens e diálogos, fazendo surgir em primeiro plano a paisagem simples, os objetos banais, recriando uma nova atmosfera e uma nova temporalidade.

As paisagens banais ou improváveis, imagens aparentemente desconexas entre si, uma árvore, o vento, a pedra, o muro, o asfalto e as pessoas anônimas, trazem consigo um convite a contemplação do cotidiano e a reflexão sobre a condição paradoxal destes vários espaços tempos, que foi traduzido no binômio também paradoxal de Transitório e Permanente, neste título podemos ler a atmosfera, o transitório contínuo e descontínuo, tudo o que muda, passa ou permanece, tudo o que pertence ao próprio tempo. Os dois artistas esperam que essas duas palavras sejam tão vazias e completas quanto suas imagens, abertas às interpretações e servindo à imaginação de seus espectadores.

A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa fica na Praça da Liberdade, 21, em Belo Horizonte. A abertura será no dia 2 de abril, terça-feira, 20 h, com visitação de 3 a 30 de abril , de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h e sábado, de 8h às 12h.

Entrada Franca – Informações: (31) 3269-1204

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags