Conforme informações da Fenajufe, o presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, deputado Antônio Andrade (PMDB/MG), designou ontem (terça-feira, 27) o deputado José Guimarães (PT/CE) para ser o relator do PL 4363/12, que aumenta a GAJ (Gratificação Judiciária) para 100%. A decisão já está publicada na página da Câmara, no link http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=554189. E segundo o site da Câmara, a partir desta quinta-feira (29) será aberto o prazo de cinco sessões ordinárias para que os deputados possam apresentar emendas ao projeto.
O presidente da Fenassojaf e coordenador suplente da Fenajufe, Joaquim Castrillon, estava na Câmara dos Deputados quando soube da destituição do deputado Pauderney Avelino (DEM/AM) da relatoria do projeto. Ele tentou se informar sobre os motivos da destituição de Avelino, mas não conseguiu.
Ficou uma grande apreensão para os servidores, porque o deputado amazonense tem estado ao lado da categoria desde a tramitação do PL 6613/09, da revisão do PCS. “Sua substituição por um deputado petista, do cerne da base governista, significa, pelo menos à primeira vista, uma barreira a mais para o êxito do PL 4363/12 na CFT. Mas os servidores não podem desanimar. Ao contrário, devem intensificar a mobilização pela aprovação do projeto. E a principal ação deve ser o contato com os deputados em defesa da aprovação do requerimento de urgência urgentíssima, que determina a votação direta da matéria no plenário da Câmara, sem necessidade de passar pela CFT e CCJ”, salienta a coordenadora geral do SITRAEMG Lúcia Bernardes. Até porque a votação direta no plenário se apresenta como única possibilidade de o projeto vir a ser aprovado ainda este ano, pois os trâmites normais das comissões são muito lentos. Além do mais, a matéria terá que passar também pelo Senado.
No site do Sindicato, encontra-se disponível uma carta com mensagem de apelo aos deputados pela aprovação do requerimento. Para enviá-la a todos eles, basta o servidor acessar o site, localizar o título “Envie carta aos líderes partidários pedindo que incluam reajuste na pauta do plenário da Câmara” (em destaque na página principal), preencher o pequeno formulário e clicar “Enviar” (veja aqui). Fácil, não?! Mas o servidor pode ir além, tentando contato pessoal ou por telefone com os parlamentares. O importante é se mexer, se mobilizar. Somente com luta se consegue chegar às conquistas, às vitórias!
Com informações da Fenajufe e da Fenassojaf