Greve no DF ganha repercussão nos principais jornais de Brasília

Compartilhe

Veículos de comunicação querem saber como será a greve em nível nacional. Matérias destacam movimento unificado do funcionalismo federal, que cresce com novas adesões em resposta à intransigência do governo

Servidores do Judiciário do Distrito Federal iniciaram ontem [01] uma nova greve por tempo indeterminado em defesa da aprovação do PL 6613/09. Conforme orientação da Fenajufe, o mote do movimento, que deverá atingir todos os estados até o dia 15 de agosto, é “pelo fechamento do acordo entre o Executivo e o Judiciário Federal e garantia dos recursos do PCS na proposta orçamentária a ser enviada até o dia 31/08 ao Legislativo”. Em Brasília, a paralisação da categoria e os piquetes promovidos pelo Sindjus-DF nos tribunais tiveram boa adesão dos servidores e cobertura dos dois principais jornais impressos da cidade.

O Correio Braziliense, diário mais lido na capital federal, trouxe uma matéria na página 18 do caderno de Economia intitulada “Greve ganha adeptos: Policiais federais e funcionários do Judiciário do DF optam pela paralisação. Fiscais decidem na segunda”. O foco da matéria são as greves que atingem várias categorias do funcionalismo e as novas adesões, com as paralisações do Judiciário Federal e da Polícia Federal. “Os servidores públicos federais resolveram adotar a política de toma lá dá cá. Depois das últimas decisões do governo federal, o movimento grevista nacional tem ganhado força com novas adesões”, afirma a matéria do jornal, cujo primeiro parágrafo destaca a greve do Judiciário.

Já o Jornal de Brasília, segundo diário mais lido entre os brasilienses, trouxe uma foto do piquete promovido pelos grevistas em frente ao Tribunal de Justiça do DF e Territórios. A matéria também deu destaque para o movimento geral dos servidores federais, com várias categorias em greve para pressionar o governo a negociar as pautas de reivindicações. Além da greve do Judiciário Federal, a matéria do JBr informa os movimentos promovidos pelos policiais federais e pelos funcionários da Imprensa Nacional. “A ordem é não dar trégua até que o Governo Federal apresente propostas concretas às reivindicações mais urgentes dos setores. O anúncio feito pelo Ministério do Planejamento de adiar a apresentação de respostas aos servidores apenas para o dia 13 de agosto motivou ainda mais a luta. Uma nova paralisação geral está prevista para o dia 9. A greve geral do setor público enfrentado pelo governo Dilma já é uma das maiores na história do movimento de luta dos servidores federais”, afirma trecho do texto do Jornal de Brasília.

Coordenador da Fenajufe fala à CBN
Ainda ontem [01], primeiro dia da greve do Judiciário no Distrito Federal, a repercussão nos veículos da grande imprensa foi positiva. O movimento chamou a atenção de rádios, jornais e TVs, que têm procurado a Fenajufe para saber informações de como será o movimento em nível nacional, cuja adesão deve se intensificar nas próximas semanas, com a entrada de novos estados.

A rádio CBN publicou uma rápida entrevista com o coordenador da Fenajufe e do Sindjus-DF Jean Loiola. Trecho da matéria afirma que “segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal [Fenajufe], paralisação não afetará o processo no STF. Grevistas reclamam que o governo não deu prosseguimento às negociações com a categoria sobre reajuste salarial”.

Clique aqui e ouça a matéria da CBN, com as declarações do coordenador da Fenajufe.

A matéria do Jornal de Brasília pode ser lida aqui.

Confira aqui a matéria do jornal Correio Braziliense.

Fonte: Fenajufe 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags