Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Coordenadora do SITRAEMG prestigia sessão solene no TRE onde filiada recebe homenagem em memória de Elvira Komel

Compartilhe

A coordenadora-geral do SITRAEMG Adriana Corrêa Valentino esteve presente na sessão solene em homenagem aos 80 anos de instalação da Justiça Eleitoral e de criação do TRE-MG, realizada ontem, 25, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral. Na ocasião, a historiadora, aposentada pela Justiça federal e filiada ao Sindicato, Consoladora Paiva Fam, em nome dos familiares de Elvira Komel, recebeu as homenagens in memoriam a ela devidas, em reconhecimento à atuação pioneira na luta pelo direito de voto das mulheres em Minas Gerais.

Presidindo a sessão, o anfitrião da Casa, presidente do TRE-MG, desembargador José Altivo Brandão Teixeira, agradeceu a todos os presentes e parabenizou os homenageados. Durante seu discurso, o desembargador disse que a Justiça Eleitoral não é chamada de Justiça Cidadã por acaso, e sim, porque qualifica as pessoas que a construíram.  “E por isso, nesses 80 anos, homenageamos algumas pessoas que contribuíram na construção da Justiça Cidadã”, disse Brandão Teixeira demonstrando gratidão a todos que colaboram para o perfeito funcionamento da máquina democrática.

Durante o evento, em uma conversa com jornalista da Assessoria de Comunicação do SITRAEMG, a aposentada Consoladora Paiva disse que estava muito emocionada em receber a homenagem. “Elvira Komel foi uma mineira fantástica, que, infelizmente teve sua história perdida no tempo, devido ao fato de poucas pessoas em Belo Horizonte conhecerem sua trajetória de vida”. Consoladora a considera com uma mulher “libertária”. “Ela lutava pelos oprimidos, pela inserção da mulher na sociedade, pela igualdade de direitos entre homens e mulheres entre outros. Ela foi uma mulher fantástica”, exaltou a aposentada.  

Além da Consoladora, que representou os familiares de Elvira Komel, diversas pessoas que contribuíram na construção da história da Justiça Eleitoral mineira foram homenageadas recebendo placas alusivas à data, como o jornalista Eduardo Costa (mais antigo de cobertura do TRE em atividade); Luciano Lessa (mesário mais antigo em atividade em Minas, da cidade de Corinto); Antônio Vieira dos Reis Carellos e Raquel Lott Bothrel (servidores mais antigos em atividade); Francisco Galvão Carvalho (advogado mais antigo em atividade); Tarcísio Flores Pereira (procurador regional eleitoral mais antigo) e a desembargadora federal Assusete Dumont Reis Magalhães (primeira mulher a ser titular da Corte Eleitoral mineira). 

O primeiro presidente do TRE- MG (1932-1933), desembargador Manoel Vieira de Oliveira Andrade (in memoriam), representado pelo seu bisneto, o desembargador Eduardo Guimarães Andrade e a servidora aposentada Eleonora Fernandes Rennó também foram homenageados recebendo a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Vaz de Mello. Este prêmio é concedido uma vez por ano a pessoas ou entidades que prestaram relevantes serviços à JE.   

Ao término da sessão, os presentes receberam um livreto contendo fotos e fatos que marcaram a trajetória da Justiça Eleitoral mineira e, em seguida, foi servido um coquetel.

Com informações do TRE-MG

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags