Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Ato pelo PCS no TRE-MG vota pelo cumprimento integral do calendário de lutas

Compartilhe

Dezenas de servidores do Judiciário Federal reuniram-se hoje, 30, em frente ao prédio do TRE na Avenida Prudente de Morais, em Belo Horizonte, para participar do ato público pelo PCS e da assembleia que definiria os próximos passos da mobilização no Estado. O ato faz parte do calendário aprovado pela Fenajufe na última Reunião Ampliada da federação, realizada em Brasília, em 26 de maio.

Servidores reunidos em frente ao TRE votam sobre o calendário de lutas proposto pela Fenajufe (Foto: Erinei Lima)

Ainda sobre o calendário, Lúcia Maria Bernardes de Freitas, coordenadora-geral do SITRAEMG, abriu o ato já convocando os trabalhadores a estarem presentes nas atividades em Brasília – que prevê uma marcha unificada e a participação da sessão da Comissão de Finanças e Tributação – CFT na próxima semana, respectivamente nos dias 5 e 6 de junho -, posto que, segundo notícias publicadas recentemente, nada ainda foi definido sobre as negociações pelo PCS. Ou seja, apesar das reuniões que tem ocorrido entre os presidentes da CFT, deputado Antônio Andrade (PMDB/MG), o presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, ministro Ayres Britto e, na tarde de ontem, 29, com a presidente Dilma Rousseff, ainda não há resposta para os anseios da categoria.

Ao microfone, a coordenadora leu os últimos informes sobre as movimentações em Brasília em prol da aprovação do PL 6613/2009 e lamentou a falta de ações concretas das lideranças do Judiciário e do Executivo. Hélio Ferreira Diogo, coordenador executivo do SITRAEMG, também falou aos participantes, frisando que sem luta, não há vitória. “A luta tem que continuar, precisamos chamar os colegas e participar das atividades do Sindicato. Não podemos desistir”, disse Diogo.

Cumprir o calendário, mas com cautela

Servidores que se manifestaram ao microfone mostraram-se cautelosos quanto à greve, devido às represálias dos tribunais e à resistência do governo. Ainda assim, a fala de todos foi permeada pela necessidade de não desistir e de manter a união da categoria, além de pesadas críticas à lentidão na atuação do ministro Ayres Britto. Para eles, o Congresso do SITRAEMG, que será realizado entre os dias 15 e 17 de junho (veja mais informações e sobre as inscrições aqui) será uma ótima oportunidade para que a categoria possa discutir estratégias de mobilização que contemplem todos os pontos de vista.

Os servidores presentes também votaram a respeito das próximas atividades pelo reajuste salarial. Eles decidiram cumprir de forma integral o calendário aprovado na última Reunião Ampliada da Fenajufe, inclusive com o Apagão na Justiça Eleitoral, previsto para 5 de julho. Apesar da preocupação dos servidores do TRE, Lúcia Bernardes os incentivou a procurarem os deputados em que votaram para pedir apoio e fazerem o possível dentro da proposta do calendário, posto que a ministra Carmen Lúcia Rocha, presidente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, já garantiu o apoio ao pleito dos trabalhadores.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags