Último ato de julho traz Calendário de Lutas e reforça necessidade de pressão da categoria

Compartilhe

Coordenadores do SITRAEMG Hebe-Del Kader (à esquerda) e Lúcia Bernardes (ao centro) falam aos servidores - é preciso participar dos atos para pressionar o Governo (Foto: Erinei Lima)

Cerca de 150 servidores compareceram em frente ao prédio da Justiça do Trabalho na Rua Mato Grosso, em Belo Horizonte, para o ato público de hoje, 14, terceiro dos programados pelo SITRAEMG em prol do PCS. Além dos informes sobre o PL 6613/2009 e do novo calendário de lutas, Lúcia Bernardes, coordenadora geral do SITRAEMG, aproveitou a oportunidade para homenagear os aposentados, segmento sempre presente às mobilizações do Sindicato.

Os servidores também foram alertados sobre o crescimento das terceirizações na Justiça Trabalhista ressaltando que, se antes eram somente os agentes de segurança os cargos terceirizados, hoje até o chefe de segurança do tribunal é uma pessoa de fora do quadro. “Hoje está assim, mas amanhã pode ser o seu serviço o terceirizado”, alertou a coordenadora, conclamando os servidores a descerem para a mobilização.

O servidor do TRT, Mauro Alvim, reforçou o que a coordenadora do Sindicato disse, lembrando aos colegas que reclamar “sentado atrás da mesa”, sem protestar, não adianta nada – é necessário participar dos atos e transformar a indignação em ação. “Passamos por um concurso dificílimo para fazermos jus ao que ganhamos”, disse Mauro, rebatendo as recentes acusações da mídia de que os servidores do Poder Judiciário Federal ganham “fortunas”.

LDO e Calendário de Lutas

A aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO também foi assunto do ato. Lúcia Bernardes leu notícia a respeito e frisou que, apesar da manutenção do Artigo 78 (que autoriza despesas relativas à concessão de quaisquer vantagens e aumentos de remuneração ou a alteração na estrutura de carreiras desde que os mesmos estejam incluídos nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e constem no Anexo V da LOA de 2012), o texto aprovado manteve congelado o valor do auxílio-alimentação, podendo os demais benefícios (auxílios creche, médico e odontológico) serem reajustados no próximo ano.

Os trabalhadores presentes ao ato também foram informados que agosto promete força total na luta pelo PCS. Hebe-Del Kader, coordenador geral do SITRAEMG e também dirigente da Fenajufe, esteve presente em reunião da federação ontem, 13, e trouxe o novo calendário de lutas (veja ao final da matéria). Ele disse que, durante o recesso parlamentar, a orientação é procurar os deputados – especialmente os membros da CFT e da subcomissão encarregada das negociações pelo PCS – para um trabalho de corpo a corpo em busca de apoio.

Necessidade de adesão

Durante todo o ato, os coordenadores do Sindicato destacaram a importância da participação e da pressão da categoria. Lúcia Bernardes chegou a dar exemplos de chefes de varas e desembargadores que incentivam seus funcionários a participar. A respeito disso, a servidora Andreia Seixas, também do TRT, se disse preocupada com a categoria. Ela acredita que o sempre presente medo de represálias, como a perda de FCs, pode estar influenciando nisso e disse que é preciso estar sempre bem informado e lutar por uma remuneração forte.

Os servidores também foram convidados a irem com o Sindicato à Brasília para os atos nacionais e mobilizações na Câmara dos Deputados. As datas do calendário de lutas foram estabelecidas de acordo com os prazos para o envio dos orçamentos do Judiciário para o Poder Executivo (15 de agosto), e deste para o Congresso (31 de agosto):

  • 3 de agosto, quarta-feira: Trabalho com os deputados da Comissão de Finanças e Tributação – CFT;
  • 10 de agosto, quarta-feira: Vigília em frente ao Supremo Tribunal Federal – STF;
  • 24 de agosto, quarta-feira: Ato Público Nacional em frente ao STF e Ministério do Planejamento – MPOG;
  • 25 de agosto, quinta-feira: Reunião Ampliada da Fenajufe.

Veja outras fotos do ato público no TRT:

[nggallery id=54]

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags