Em reunião na JF, SITRAEMG pede a suspensão da cobrança de PSSS sobre a FC de Oficiais de Justiça

Compartilhe

Os advogados do SITRAEMG (à esquerda), conversam com o diretor do Foro da SJMG, observados pelo presidente Alexandre Brandi (à direita) (Foto: Erinei Lima)

O SITRAEMG, representado por seu presidente, Alexandre Brandi, reuniu-se na tarde desta sexta, 13, com o diretor do Foro da Justiça Federal em Minas Gerais, juiz federal Itelmar Raydan. O assunto em pauta foi a cobrança de contribuição previdenciária (PSSS) sobre a função comissionada percebida pelos Oficiais de Justiça do órgão – foi pedida a suspensão imediata da cobrança até que o TRF-1 tenha uma decisão final a respeito. Também presentes, estavam os advogados Joviano Mayer e Luiz Fernando Freitas Vasconcelos, da Assessoria Jurídica do Sindicato.

Os Oficiais de Justiça receberam no final de abril a notificação de que teriam que restituir, já em maio, ao TRF, os valores não descontados de PSSS sobre a FC no período compreendido entre junho de 2006 e dezembro de 2008, enquanto optantes pela função em detrimento da GAE. Como argumentaram os advogados do SITRAEMG, além de comprometer o orçamento dos trabalhadores por “pegá-los de surpresa”, a cobrança pode, no futuro, acarretar execuções contra a União, posto que, se o TRF-1 entender que ela é ilegal, ela terá que ser devolvida aos servidores que sofreram desconto. O tribunal ainda não se pronunciou sobre a sentença favorável à causa, proferida pela 20ª Vara Federal (veja aqui), nos autos da ação coletiva número 2009.38.00.011891-5, ajuizada pelo SITRAEMG.

O juiz Raydan comprometeu-se a examinar toda a documentação levada pelo Sindicato a respeito da matéria e a conversar com o setor de Recursos Humanos da SJMG sobre a folha de pagamento. Ele disse ter uma reposta para os servidores na segunda-feira, dia 16 – no entanto, já alertou para a questão da determinação do desconto ter vindo de uma instância superior, logo, existe a possibilidade da mesma ser mantida.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags