Integrantes da Caravana do Sitraemg estão em Brasília, na quarta-feira, 29 de novembro. Eles fazem gestão junto à deputados e senadores e cortes superiores em defesa da ampliação do quadro de servidores (as), de desembargadores e do orçamento do TRF mineiro.
O sindicato está representado pelos coordenadores Joana D’arc Guimaraes e Enilson Antônio Fonseca e pela representante do Conselho Fiscal, Tâmisa Goncalves. Também é representado pelos filiados Hilton Cesar Campos, Dirceu José dos Santos, Wallace Marques Coelho, Marcelo Coutinho Kascher, Luiz Otávio Moreira Fernandino, Margareth do Prado Fonseca Mascarenhas e Ana Lucia Dornelas.
As gestões continuam na quinta-feira, dia 30 de novembro, com esta e outras pautas ligadas às lutas dos servidores da Justiça Federal e de outros tribunais.
Derrubada dos vetos 10 e 25
Joana D’arc relata a conversa mantida com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), atual líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados e um dos nomes mais articulados com o Executivo.
“O deputado manifestou apoio à nossa mobilização pela derrubada dos vetos presidenciais às emendas ao Projeto de Lei 2342/2022, que se tornou a Lei 14.687/2023. Reginaldo Lopes ressaltou, no entanto, que os vetos só entrarão em votação se houver acordo entre as lideranças no Congresso”, explica.
Em 20 de setembro, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou o PL, mas vetou o artigo 4º que continha quatro emendas que beneficiavam a categoria, conquistadas durante a tramitação do Projeto de Lei: 1) impedindo a absorção dos quintos; 2) prevendo a legalidade da acumulação da VPNI e GAE dos ojafs; 3) transformando o AQ por diploma (de ensino superior) dos técnicos em VPNI e 4) reconhecendo a essencialidade dos cargos das carreiras do judiciário.
Em Brasília, os representantes do sindicato e filiados também foram recebidos por vários parlamentares de diferentes partidos que, a exemplo de Reginaldo Lopes, foram receptivos com as demandas.
“A deputada Nely Aquino (PODE-MG) acolheu a todos os integrantes da caravana em seu gabinete e se comprometeu com a pauta em prol da melhoria do TRF6”, relata Enilson Antônio Fonseca.
Leia mais:
Sitraemg se reúne com Casa Civil para tratar da remuneração da categoria
Assessoria de Comunicação
Sitraemg