Sábado, 25 de novembro, a XXIII Plenária da Fenajufe aprovou por UNANIMIDADE a proposta de Reestruturação das Carreiras das servidoras e servidores públicos do Brasil.
No caderno de propostas da Fenajufe, é a proposta 61. Confira aqui.
A proposta prevê o nivelamento da remuneração com “Ciclo de Gestão do Poder Executivo”, Receita Federal, Câmara e Senado.
Igualmente, a superposição parcial entre as tabelas de técnico e analista de forma a reduzir a atual diferença salarial entre os cargos.
Além disso, a proposta reforça a luta pela definição da data-base para reajuste anual das tabelas dos servidores do Poder Judiciário.
Defesa da proposta
O coordenador do Sitraemg David Landau foi um dos delegados à XXIII Plenária da Fenajufe que defendeu a proposta.
Ele lembrou que todas as conquistas salariais e avanços na carreira foram obtidas com mobilização e greve. “Uma das nossas greves foi em 2006, quando a gente conquistou um patamar maior em nossa carreira. E a gente nunca abriu mão dessa conquista que valorizava todos os nossos cargos”, disse.
Segundo explicou, a proposta apresentada não foi construída de um dia para o outro, mas é resultado do acúmulo de debates, propostas que acontecem desde o Encontro de Carreiras.
David destacou que a proposta contempla os diferentes segmentos da categoria e alertou para a necessidade de a categoria estar unida para lutar e conquistar a tabela aprovada. “A gente sabe que vamos ter que enfrentar o arcabouço fiscal para conquistar essa tabela. E é possível enfrentar o arcabouço fiscal, porque ele não se sustenta, assim como o teto de gastos não se sustentava”, disse.
Para ele, entretanto, o debate deve continuar para que a proposta de carreira contemple as novas demandas da categoria, como o uso de tecnologia no trabalho e o teletrabalho, por exemplo.
Leia mais
Delegados de MG defendem aposentados e data-base em debate sobre carreira
Data-base é tema de audiência pública promovida pelo Sitraemg
Data-base é essencial para manter o poder aquisitivo da categoria, diz Luiz Alberto
“Sobreposição para resolver o fosso entre técnicos e analistas”, diz Vera Miranda
A conjuntura e as lutas dos servidores é tema do primeiro painel da XXIII Plenária da Fenajufe
Assessoria de Comunicação
Sitraemg