Sitraemg participa das comemorações do 10º aniversário do Centro de Memória da Justiça Eleitoral

Compartilhe

O TRE-MG promoveu, na terça-feira, 24 de outubro, uma tarde de histórias e celebrações para comemorar os 10 anos do Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais.

O evento, que também marcou a celebração antecipada do Dia do Servidor, foi realizado no auditório do prédio da avenida Prudente de Morais, nº 320, em Belo Horizonte.

O coordenador do Sitraemg David Landau

O Sitraemg apoiou a iniciativa, com o oferecimento de brindes que foram sorteados entre os servidores, e também esteve presente, representado pelo coordenador David Landau, além do funcionário Alexandre Esteves.

O Centro de Memória Eleitoral

O Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais, instalado em agosto de 2013, funciona no prédio do Tribunal da avenida Prudente de Morais, 320, 1º andar, em Belo Horizonte.

Visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Para escolas e outras instituições, devem ser agendadas previamente pelo e-mail smemo@tre-mg.jus.br.

E quem quiser pode fazer doações de materiais relacionados às eleições e aos trabalhos eleitorais em Minas Gerais, entrando em contato pelo e-mail smemo@tre-mg.jus.br.

A história com vistas no futuro

O coordenador David Landau falou em nome do Sitraemg na solenidade comemorativa do TRE-MG.

Ele ressaltou a importância da história no processo para definição de rumos futuros.

Disse que suas primeiras lembranças políticas são da época em que saía às ruas com seus pais para reclamar a inexistência de eleições para a Presidência da República por mais de 20 anos. E lembrou que, para o país voltar a ter eleições para o cargo, “muitas pessoas pagaram com a própria vida”.

“Todas as conquistas, como o direito ao voto para os negros, as mulheres e os mais pobres, são fruto de muita luta”, pontuou. E enfatizou a presença histórica dos sindicatos e dos movimentos sociais nas lutas.

David Landau salientou que nem sempre o futuro é sinônimo de progresso. “Sempre existe o risco de retrocesso”, advertiu.

Por isso, defendeu a necessidade de todos os servidores se juntarem na luta contra as ameaças ao serviço público.
E o Sitraemg, frisou, está sempre buscando atuar pela valorização tanto do servidor quanto do serviço público.

Ele também avaliou que a sociedade brasileira está diante de grandes desafios para avançar na democratização do País. E, no caso da categoria, o desafio de cobrar a democratização do próprio Poder Judiciário, com a abertura, inclusive, da possibilidade de os servidores elegerem os gestores dos tribunais.

Em relação à Justiça Eleitoral, o coordenador do Sitraemg propôs que sindicato e servidores se unam em um apelo ao TRE-MG para que ofereça maior segurança aos cartórios eleitorais. “Considerando o ambiente em que ocorreram as últimas eleições, assim como o acirramento que ocorre a cada eleição municipal”, explicou.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Mais fotos:

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags